quinta-feira, 30 de junho de 2011

Austeridade


Fui ver ao dicionário que tinha aqui à mão (era o Lello, por acaso) e encontrei:
s.f. Cuidado escrupuloso em não se deixar dominar pelo que agrada aos sentidos ou deleita a concupiscência. Severidade, rigor. Qualidade de austero.
Já agora, espreitei austero:
Adv. Que tem austeridade. Rígido, severo. Sério e grave. Penoso.Ríspido. Sombrio, escuro.
.............
A imagem que eu tinha deste termo, lá muito escondida na minha memória do tempo em que a palavra não se usava como agora, era de uma pessoa considerada austera - ou que tinha austeridade - era que tinha uma característica moral que a tornava muito auto-exigente, não gostava de brincadeiras, não se divertia, levava tudo muito a sério, não aproveitava os prazeres deste mundo, uma espécie de anacoreta.
Hoje usa-se como uma ameaça, uma espada sobre a cabeça. «Tens de viver muito mal ou senão...!»
Mas senão quê?
Senão... vive-se muito mal.
Ficamos reféns das agências de rating, parece. E quem manda das tais agências de rating?
Se fosse um romance policial, cabia perguntar «quem beneficia do crime»?

Pé-de-Cereja

3 comentários:

shark disse...

E tu não sabes quem beneficia desse crime? A sério?
:)

Vítor Fernandes disse...

Eu desconfio quem seja...

cereja disse...

Oooooh!
Visitas!!!!
Quero eu dizer visitas novas!
Ou ainda (não acerto uma!) uma visita antiga - o velho amigo Shark - e uma nova, o Constantino que tenho «encontrado por aí»
.......
Sejam muito bem aparecidos, ainda por cima num post que foi deixado-ao-abandono pelos meus visitantes habituais.
Pois é, caríssimos, cá eu também imagino quem lucra com isto, sim... :)