sábado, 25 de junho de 2011

Vergonha!

Eu entendo que a Segurança Social tenha pouca gente para as encomendas. Era de esperar. desde há muitos anos que de cada duas pessoas que saíam só entrava uma (ficando os que restavam com o dobro do trabalho) e isso, a progressão geométrica,  multiplicado por muitos anos deixa alguns serviços quase vazios.
Portanto, espera-se que o trabalho seja feito pelos utentes, claro. É a lógica do ‘self-service’ que se espalha cada vez mais, as pessoas que ainda há poucos anos atendiam os clientes, são agora máquinas manipuladas pelos próprios, não é? Então, porque não nos serviços públicos?
Ontem, um comentador aqui no blog contou uma situação que este link refere eu confirmo porque se passou exactamente isso com uma prima minha: para se dar baixa quando um idoso morre, espera-se que um familiar peça o subsídio de funeral! Como toda-a-gente-o-pede, a coisa está feita. No caso da minha prima, ela não fez esse pedido porque lhe disseram que não tinha direito, e descobriu que a minúscula reforma da sua mãe estava acumulada há muito tempo numa conta esquecida...
Desta vez, é de revoltar: Pagou-se o abono de família como era habitual. Mas... há casos onde os beneficiários não entregaram a tempo a prova de que os seus filhos são estudantes ou, por pouca sorte, ficaram entretanto desempregados mas o ano passado ainda tinham trabalho e, como entretanto se tinha dado «uma reavaliação extraordinária dos rendimentos», têm de pagar. Se não sabiam que a lei mudou, soubessem. A Segurança Social vai imperturbavelmente pagando, as famílias é que devem conhecer a lei e as tabelas, e devolverem de imediato o que receberam!!!
Brada aos céus.

Isto abrange 258.000 famílias.
Pode ser? Parece que pode.



Pé-de-Cereja

6 comentários:

Joaninha disse...

Pois é, o nosso pobre mealheiro está nesse estado, só pode!
(recomeçaste a escrever aqui com toda a força, outra vez! até fim-de-semana... lol )

Eu tinha reparado essa coisa, de os abonos de família terem sido alterados. Afinal a natalidade vai baixando, mas parece que os governantes não se ralam lá muito. Agora isso da Segurança Social (ou Insegurança Social?) esperar que sejam os próprios a fazer as contas, é extraordinário. e vá lá não pedirem juros por o dinheiro que foi adiantado.
Ou será que também pedem?...

cereja disse...

Joaninha, minha amiga, não é grande proeza passar por aqui sábado cedo, porque
a) eu acordo SEMPRE cedo! Deito-me cedo e acordo cedo, estou «programada» para isso. nada a fazer!
b) tenho aqui em casa uma pessoa que ultimamente só tem folga à segunda-feira - fins de semana, feriados, etc, são dias normais. E eu apanhei-lhe o ritmo! Muitas vezes até me esqueço de que é feriado ou domingo....
............
Quanto à poupança da S.S. jká é antiga. A Função Pública pode gastar muito dinheiro mas é mais com chefes, assessores, e quejandos. As pessoas muitas vezes queixam-se de que são mal atendidas (e são!) mas a motivação da arraia miúda é zero! Muitas vezes com chefes idiotas que inventam regras absurdas e dão os piores exemplos.

Zorro disse...

Tens razão no título. Pedir de volta o abono de família, é uma vergonha. Será que com isso se paga a famosa dívida?!

Zorro disse...

E mais uma coisa, essa do selfservice para tudo (que tem como corolário não se contratarem pessoas para fazer essas funções) pode chegar a esse absurdo de serem os utentes que devem saber fazer as contas, e saber que vaão receber menos!
Desde as lojas onde só é preciso uma pessoa na caixa para receber, aos transportes onde já é uma vaga recordação quando havia cobradores de bilhetes - e até bilheteiras que cada vez há menos - aos bancos que com o multibanco e as ligações pela internet deixa de haver necessidade de balcões, até... quase tudo. Só vemos autómatos e ... desemprego!

cereja disse...

Zorro, era exactamente o que me estava a lembrar. O generalizado self-service. Das bombas de gasolina aos bancos, se queremos falar com um ser humano temos de procurar muito. Claro que ainda há, mas para cada 10 uns 8 são mecanizados!
E quando se quer uma informação telefónica e nos mandam carregar na tecla 3, e depois na 5 e depois na 1, sempre excluindo qualquer coisa a pontos de às tantas já nem sabemos bem o que queremos!!!!!

fj disse...

É caso para o Provedor de Justiça. Por acaso o Luís Silveira foi vice-procurador, mas já há alguns anos fj