quarta-feira, 22 de junho de 2011

Reinvenção da democracia


Há coisas engraçadas. 
Por exemplo, a tal “escrita por linhas tortas” que nos dizem que a divindade aprecia (às vezes não lhe faria mal escrever também pelas linhas direitas...)
Se calhar, se não tivesse existido o episódio trágico-cómico do senhor-que-abominava-os-políticos-mas-queria-estar-na-política-à-força ter sido rejeitado duas vezes para o cargo de Presidente da Assembleia da República, teríamos apanhado com mais um bonzo como seria previsto.
Mas... surpresa!
Uma lufada de ar fresco, e vamos ter uma mulher de competência e firmeza como segunda figura do país. Ouvimos um coro de concordância como há tempos não se ouvia, e creio que muito justamente.
Quando no seu discurso falou na “reinvenção da democracia” senti-me identificada. É isso, exactamente isso, que nos anda a fazer falta. «Esta» democracia anda doente, mas a democracia faz-nos falta, assim como nos faz falta um pouco de imaginação.
Vamos reinventar a democracia, Senhora Presidente!
Um passado de competência, uma mulher ainda nova que nos diz

Bem vinda!

Pé-de-cereja

8 comentários:

Zorro disse...

Vamos ver se recupero o meu bom hábito de passar por aqui antes de começar o meu dia de trabalho, com o café ao lado do teclado, para 'espreitar' as primeiras notícias...
Olha Cereja, passei há pouco pelo Jumento (boa ideia teres acrescentado ali nos teus 'preferidos' com entrada directa) e encontrei este pensamento:
O problema de Passos Coelho
É que as suas segundas escolhas são sempre melhores do que as primeiras, como se viu com a eleição do presidente da Assembleia da República.

Tá dito, né?...

meri disse...

Completamente de acordo! Cá em casa também comentei que, talvez, se não tivesse havido aquele nobre tão pouco nobre não a teriamos como presidente da assembleia.
A saída do imbróglio foi brilhante!e os deputados portaram-se bem no chumbo ao pouco nobre - ainda receei que na 2ª volta passasse...

cereja disse...

Que bom ver-te por aqui Méri! E ainda por cima de acordo com o que escrevi!...
...........
Zorro, eu também gosto do Jumento e já o devia ter passado cá para cima há muito tempo. Estava nos «blogs que convém ir lendo» mas merecia mais destaque, tens razão.
também achei interessante este pedacinho:
«O governo de Passos Coelho tem três tipos de ministros, os políticos, os académicos e o dr. Macedo que não nem ma coisa nem a outra. Os políticos têm a virtude de decidir sobre tudo sem nada saberem, os académicos sabem tudo mas não se decide e o dr. Macedo não sabe de nada e pela única intervenção pública que fez desde que foi convidado ainda não sabe o que vai decidir.
Mas o dr. Macedo é apresentado como o candidato local ao Nobel da gestão, dizem que por ter feito um excelente trabalho na DGCI, algo que é comprovado pelas declarações da época pelo então chefe do sindicato dos trabalhadores dos Impostos, personagem de quem ninguém se recorda do nome.
Veremos se o dr. Macedo é a vedeta que dizem ser.

José Palmeiro disse...

Como não gostar de ver uma escolha que, sendo segunda para o lider do PSD é primeiríssima para todos nós menos para o Nobre?
Não vou enveredar pelos comentários ao Macedo dos Impostos mas antes chamar a atenção para a foto do "escrito".e perguntar: Sabem-me dizer porque é que aquela senhora do PS que está à esquerda da Presidente da Assembleia, manteve senpre aquela cara sisuda durante todo o tempo? Ainda andará com azia?

cereja disse...

:)
Pois é, comeu qualquer coisa que não lhe assentou bem!
Que bom ver-te por aqui, meu amigo. Eu tenho andado com muito menos energia para escrever, mas é claro que se os amigos começam a aparecer, dá-me mais força.
Um abraço.

fj disse...

Foi realmente uma bela escolha, e uma bela primeira declaração
fj

cereja disse...

Olá fj, obrigada pela visita e pelo comentário.
:)

Juvenal Amado disse...

Há dias assim com final feliz.