sexta-feira, 3 de junho de 2011

A segurança do seguro

Este é apenas um desabafo, um blog também serve para isso. Uma história corriqueira, banal e que não surpreende ninguém, mas que me deixou irritada e muito.
A história é esta:
Há uns 8 anos fiz ao meu filho um seguro de saúde. Como ele não era abrangido por nenhum sub-sistema, achei por bem colocar as barbas de molho. Não era coisa cara porque ele era novo e saudável, e os anos foram passando sem qualquer problema ou atrito. O ano passado, por alturas do Verão, considerei que era mais prático fazer o pagamento por transferência da minha conta em vez da conta dele – uma vez que era eu a pagar – e comuniquei isso para a contabilidade da companhia. 
 Muito bem
Enviei o nib e a autorização bancária e descansei.
Há uns 15 dias ele foi ao dentista por rotina, e ao pagar o cartão não foi aceite. Mas que raio…?! Sentia-me com a consciência tranquila, mas assim que pude liguei para a companhia recebendo então a informação de que o cartão estava desactivado. Como disse????! Explicam-me que não tinha sido pago Agosto, depois fora pago Setembro e parece que Outubro mas em seguida não tinha havido mais pagamentos portanto o seguro estava anulado.
Respirei fundo e contei até 10.
É verdade, isso é certo, que eu pago todas as minhas contas por transferência bancária. Acho prático, não penso muito no assunto e tudo tem corrido bem. Também é certo que quando digo todas falo de muitas! São tantas que eu vejo o extracto bancário mas nem sempre confiro todas as parcelas (daqui para a frente já não vai suceder!) a não ser que alguma me salte à vista por exagerada o que não tem sido o caso. Resumindo, para acertar agora esse seguro teria de pagar 600 ou 700 euros de atrasados.
Mas fico a pensar que esses senhores 'ganharam' com o meu filho, que nunca usou o cartão a não ser para uma rotineira visita anual ao dentista, cerca de 5.000 euros. Seria exigir muito um aviso em como o pagamento não estava a ser efectuado e havia o risco de anular o seguro? Até para conservar um bom cliente, jovem e saudável.
Pois é. Há coisas que não são para entender.



Pé-de-Cereja

1 comentário:

Mary disse...

Compreendo muito bem.
Claro que para eles, aquilo é uma cadeia de montagem - não está pago toca a cancelar! Ver caso a caso faz perder muito tempo.