sexta-feira, 17 de junho de 2011

«O sequestro da democracia» ou Síndrome de Estocolmo

A expressão 'sequestro da democracia' infelizmente não é minha, mas bem gostaria de ter tido esta ideia. Porque realmente, se vivemos em democracia, e isso é verdade para quem tem menos de 37 anos, ela está de momento hipotecada, «sequestrada» até.
Um excelente artigo, do Monde Diplomatique, diz tudo aquilo que tenho andado a pensar:
«O verdadeiro poder de legislar terá já sido entregue, por vários anos, ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e ao Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF)».
.............
A jornalista enfrenta uma série de ideias feitas com que somos diariamente bombardeados, e à força de as coisas serem repetidas acabam por ser aceites sem análise.
Por exemplo

e também:

b) “Outra ainda é a ideia de que o Estado social é necessariamente «gordo», «monstruoso», «ineficaz», precisando por isso de uma cura que o torne «ágil» e «moderno»…”
  
e outra coisa

c) «a «ajuda» não vai ter grandes resultados ao nível da diminuição do desemprego ou da recuperação da economia e que se calhar também não vai permitir resolver o problema do pagamento da dívida»

Mas o que pretendo é que sigam o link e leiam o artigo todo.
Para mim, isto vem dizer de um modo mais claro tudo aquilo que ando a pensar.
E para vocês?



Pé-de-Cereja

6 comentários:

Zorro disse...

Com graça e bem visto isso do síndroma de Estocolmo. Até é verdade que parece ficarmos agradecidos a quem nos vem explorar. Não sei como nos enredamos nesta teia mas "a culpa é sempre nossa" faça-se o que se fizer!
Mas claro que a comunicação social (ela também sujeita a directivas muito fortes) tem uma grande responsabilidade neste estado de coisas. Até parece muitas vezes que acham que não estamos bem enterrados!

Joaninha disse...

Sabe-me bem voltar a passar por aqui de manhã e encontrar um post teu.
Já andava a perder o hábito :)
Fui ler o artigo, está muito claro e simples, próprio para quem percebe pouco do assunto. mas ainda vou voltar a ler com mais atenção porque desta vez foi um pouco em diagonal.

cereja disse...

olha os dois!
Encontrar estes meus 'comentadores' tão antigos dá-me logo boa disposição.
Também me pareceu muito interessante o artigo. Porque o certo é que se formos atrás do que se ouve por todo o lado até parece que os portugueses são uma cambada de preguiçosos, incompetentes, maus pagadores, que nem merecem a caridade da U.E.
Caaaaalma!

meri disse...

Ora viva!
Venho retribuir a visita :))))) Isto de se ler no google reader os blogues dá cá uma preguiça de comentar...e tenho andado bastante
"preguiçosa" mas já vou estando mais activa :)(tive que me render às mezinhas)
Quanto ao teu artigo: é isso tudo, mas muito mais. O caos financeiro mundial é que me aflige!
Claro que os chamados "países periféricos" são os que primeiro estão (ou vão)a sentir esse caos, mas (tomara que me engane) isto vai atingir estes países da civilização ocidental. A Africa continua no caos, desde sempre, com os pobres mais pobres, a morrer de fome e doenças, e uns tantos ricos, muito ricos.
É a queda do império ocidental, e todos os seus excessos descontrolados... e aquelas empresa de rating ou lá o que é, muito credíveis??? são controladas por quem? Faça-se o que se fizer não me parece que consigamos sair do buraco...(as mezinhas ainda não estão no auge do seu efeito :)) Um xi-coração

cereja disse...

Olá vizinha!
(da blogosfera à claro, na vida real separam-nos centenas de quilómetros...)
Tens toda a razão, é claro. Se 'o mal' fosse apenas por cá, era péssimo mas sempre tinha outro aspecto, mas olhar para o resto do mundo deixa-nos desnorteados. E mesmo cá, sem os horrores do 3º mundo também vemos os ricos mais ricos e os pobres mais pobres.
Vamos ter agora um Ministro da Saúde que deu boas provas nos Impostos e... na Médis. Ficamos a pensar como irá gerir uma saúde pública...
A ver vamos.

Anónimo disse...

Ahahaha.
Essa é para rir, não?
Desculpem-e os bloguers, e os demais mas...na verdade eu rio para não chorar.
Como se podem "preocupar" de verdade, se na realidade se estão verdadeiramente nas tintas para o seu semelhante e só se preocupam com os seu próprio umbigo?
Politicos ou não politicos, é tudo a mesma treta...
Anda eio mundo a enganar outro meio, e os incautos aqui, a sofrer, a espera na esperança vã, de que venha alguém qual D. Sebastião, surgido das brumas para salvar a nação e o povo espezinhado ao deus dará...
Talvez sutja um milagre, mas na verdade tiraram-e os sonhos e as ilusões.
Hoje sou uma sombra do que fui, do que era.
E vivam aqueles que "lutaram2 dizem pela igualdade e direitos sociais.
Um bom fim de semana.
Nany