sábado, 2 de julho de 2011

Redes sociais

Eu sou uma pessoa curiosa.
Bem, se calhar é melhor dizer curiosa como toda a gente, o que significa que gosto de saber ou aprofundar o que sei sobre.... coisas que me interessam! A tal verdade que o Monsieur de la Palice poderia assinar. Claro que há assuntos que passo ao lado sem parar e sem me perturbar nada, e palavra de honra que não é por snobismo (cof... cof... é óbvio que se fosse snob não o confessava tão facilmente) mas por autêntico desinteresse.
Mas adiante.
Descobri a internet já tarde na minha vida. E com alguma desconfiança, reconheço. Sempre tinha escrito fazendo rascunhos em papel e depois ‘passando a limpo’ e adoro ler livros em papel. Para investigar ia dantes procurar dezenas de informações escritas, quando queria comunicar com alguém distante escrevia uma carta (o método tinha as suas vantagens: ainda guardo para aí umas cartas com muitas e muitas dezenas de anos e os mails que escrevo hoje duvido que possam ser lidos daqui a 50 anos...)
Mas é evidente que há vantagens enormes sobretudo quanto à rapidez. Hoje, em segundos temos acesso a investigações que nos levariam semanas a reunir.
Aderi rápida e alegremente ao correio electrónico. Que fácil!
Entrei já com menos afoiteza na blogosfera, mas também não foi difícil porque escrevi durante muitos anos um diário, e o modelo era parecido.
Cheguei com mais desconfiança ainda ao facebook. Huuummm... para que servia aquilo? Se quero falar com um amigo tenho tantas maneiras de o fazer... mas (exactamente como sou curiosa) fui experimentar. Um tanto relutante descubro que vou encontrando imensa gente com interesses e gostos semelhantes aos meus, e cá está – uma rede de «amigos». Contudo, ainda hoje tenho uma grande relutância em 'pedir-amizade' aquelas pessoas que têm 1.000, 2.000, 3.000 «amigos». Mesmo quando às vezes os conheço pessoalmente, aquilo intimida-me. São tão importantes, credo!

E a semana passada, fui experimentar o twitter. Mais um passo nesta fusão social/global. Muito confuso ao início - posso seguir, se me deixarem, gente muuuito importante. Ena pai! E, se seguir uma rádio ou jornal, posso saber as notícias no minuto.
Prático, hein?
O que virá a seguir?....
Já nada me espanta.


Pé-de-Cereja

7 comentários:

Joaninha disse...

É incrível como nós somos umas criaturas de hábitos. No teu antigo blog, fazia uma visita diária. Até mesmo mais do que uma, quando calhava!
Assim que abria a net, vinha logo cá.
Agora, esqueço-me (*vergonha....)
E tens para aqui para baixo imensa coisa escrita que ainda não li.
.................
Eu, ao contrário de ti, aderi ao twitter mais do que ao facebook. É ainda mais parecido com uma conversa. Mas olha que não tenho nenhum vício, quando me lembro espreito e dou a minha opinião, mainada!

Joaninha disse...

Agora fiquei com curiosidade, vou ver se te encontro por lá...

Mary disse...

Sem ter um curriculum tão grande como esse, sinto o mesmo. A pouco e pouco vou abrindo mais a porta...
Estou como a Joaninha: perdi a embalagem que tinha no Pópulo. Penso sempre que vou entrar de novo no ritmo, mas...
Desculpa, sim?

cereja disse...

Olá amigas!
Pois é. este era um post só p+ara partilhar experiências e ver como tudo tem evoluído.
Por isso fui desencantar o «papel químico» onde a gente sujava as mãos... há séculos! Hoje falar em papel químico é uma força de expressão.

Joaninha disse...

Tens toda a razão, o velho papel químico!
Agora fala-se em copy/paste, em vez de copiado a papel químico.
outros tempos....

Zorro disse...

Por aquilo que vamos conhecendo de ti, quem te segue há anos como a joaninha e eu (que é feito do venho King?!) vê que não é exactamente curiosa e sim amiga-de-experimentar-coisas-novas.
Não sei que adjectivo é que isso terá, mas...
Neste blog não se nota tanto, mas no outro era imensos os extras com que nos ias mimoseando lol
Fotos que pareciam cinema, umas que aumentavam quando isso ainda não era corriqueiro, etc.
Não me admiro nada que te filiasses no FB e mais twitter (como raio se escreve?) e tudo o que apareça por aí.
Eu sou muito conservador.
Não vou por aí, mas respeito quem vai,é claro!

cereja disse...

Também não sei do King. se alguém souber quem é diga-lhe que 'volte que está perdoado'! tenho saudades dele...
Pois é Zorro. tens razão.
tenho a mania de meter o nariz em tudo. :)
É a minha maneira de me divertir um pouco...