segunda-feira, 25 de julho de 2011

Horror

Não pretendia falar aqui na história que nos tem impressionado nestes últimos dias e não o vou fazer. Os factos podemos lê-los e ouvi-los por todo o lado. Mas tenho pensamentos associados e esses apetece-me partilha-los:
Quem pratica este tipo de crimes deixa-me, para além de profundamente horrorizada, confusa.
Não pretendo dizer que entendo um assassino. Não sou uma ‘profiler’, as «mentes criminosas» da série da tv parecem pertencer a uma raça estranhíssima. E esta criatura poderia encaixar num dos episódios de essa série!
Desde há anos que vamos assistindo a cenas horríveis de pessoas que entram em locais públicos (muitas vezes escolas) e disparam sistematicamente até no final se suicidarem. Columbine serviu de triste exemplo dessa situação, que se tem repetido por todo o lado. Tem-se procurado explicações focando a mente perturbada desses assassinos, a facilidade de acesso a armas de fogo. Horrível, sempre.
E temos também os terroristas, gente que tem um ideal qualquer e, monstruosamente, considera que pelo facto de matar pessoas completamente inocentes isso pode intimidar e assustar os seus inimigos, pode ganhar vantagens na guerra que trava.
Este monstro de Oslo parece pertencer a esta segunda categoria mas com especificidades. No seu manifesto e comunicações, que circulam em vídeo mas prefiro não deixar aqui, ele ataca o multi-culturalismo e os muçulmanos que considera estarem a invadir a Europa. Muito daquilo, se trocarmos muçulmanos por judeus, já os nazis andavam para aí a dizer há oitenta anos. Até parece que fazemos uma pavorosa viagem no tempo. E o que a comunicação social diz, - atenção!  citando palavras dele próprio - até o facto de ele se definir como cristão, facto que levou muitos cristãos a indignarem-se. Eu entendo. Mas talvez ao ler "fundamentalista cristão" e sentir revolta possa fazer alguns entenderem como se sentirá um muçulmano sincero ao ouvir chamar "fundamentalista muçulmano" a um terrorista árabe. A religião sincera é uma coisa, as guerras ‘santas’ outra.


Pé-de-Cereja

6 comentários:

fj disse...

De acordo com o dito, acrescentando sempre o fundamentalista, para facilitar ligações. Agora entre as 400000 pessoas que desejaria aliminar, das quais 10000 em Portugal, ou atira ao acaso, o que não dá com o resto, ou tem alguens que lhe fornece listas individualizadas.A ser assim, quem será?fj

cereja disse...

Não vi essa informação das quatrocentas mil.
Assim como só sei que se falou em Portugal por causa do multi-culturalismo, mas não sabia dessa coisa de listas!
O «atirar ao acaso» dá com o resto, na minha opinião. Sobretudo se a multidão sobre quem dispara forem judeus, quero dizer raças impuras. Naquele caso eram trabalhistas, outro diabo.

Zorro disse...

Olá Cereja.
Tenho de voltar ao meu antigo hábito de te fazer uma visita de manhãzinha. Dantes trazia o meu café, abria o pc, e a seguir ao mail passava pelo Pópulo. Era um ritual... :)
Estiveste uns tempos parada - meses!!! - e eu perdi esse hábito. Vou ver se recomeço, como fiz hoje.
...........
Sei o que disse o fj, também ouvi uma coisa do tipo. E li por aí que Portugal era de facto um alvo, pelo seu multiculturalismo!!! Ai, ai, ai!
Esta história é completamente sinistra e as razões do gajo mais sinistras são. E estou completamente de acordo contigo quando acentuas essa coisa do fundamentalismo. É claro que existe ou existiu um fundamentalismo se não cristão, (e as cruzadas?!) pelo menos católico: o que raio foi a Inquisição?

Joaninha disse...

Não se percebo o que é real e o que é delírio!
Tenho lido coisas na net (há muita coisa em inglês é questão de procurar) e fico com essa dúvida.
Realmente fala em contactos em Portugal e acredita-se que os tenha, mas a "mobilização de 10 700 portugueses" é puro delírio!!!

Joaninha disse...

Só para acrescentar que me parece excelente a decisão do tribunal em fazer o julgamento à porta fechada. Quanto mais 'direito de antena' lhe der, mais feliz fica. Tem de se lhe retirar esse prazer.

Anónimo disse...

Joaninha, tem razão,sim. Quanto mais "tempo de antena" se der aos loucos, ou aos facínoras, mais felizes ficarão. Afinal a maior parte deles cometem as maiores atrocidades para terem os seus minutinhos de fama, e entretanto acabaram com a vida de tantos!
E pergunto-me: Porque não o fizeram a eles?
E a minha pergunta como tantas outras ficarão sem resposta...
Ah! É realmente..a "continuação"digamos do Pópulo.
Daí as mesmas pessoas...
Felicidades.
nina