domingo, 24 de abril de 2011

Recordações

Hoje é Domingo de Páscoa.
Também é 24 de Abril.

O que quer dizer que fará amanhã anos que caiu o fascismo em Portugal No meu velho blog durante todo o mês de Abril deixei posts a relembrar o que se tinha passado e o que era a vida «dantes». Escrevi uma série deles, um por cada dia, numa espécie de Diário de uma mulher jovem, igual a milhares de outras, durante o mês de Abril de 74. Chamei-lhe «O Diário da Ana» e se quiserem passar por lá podem ler a série toda.
Na véspera, a 24 de Abril, ela teria escrito assim:
Quarta-feira, 24 de Abril de 1974

É já amanhã que estreia no Londres o «Hiroshima, mon amour». Durante algum tempo imaginámos que este filme nem cá viesse, mas afinal enganámo-nos.

Não vamos à estreia mas estou muito desejosa de finalmente o poder ver! Já tem uns aninhos e estava já a pensar que nunca mais cá chegasse. Ele recebeu o prémio da crítica em Cannes, e foi nomeado para o Óscar do melhor argumento, mas Portugal está fora do mapa...

O Paulo tinha-o visto em Paris e ficou entusiasmadíssimo. O Resnais é um realizador excelente embora 'difícil', desde «O Ano Passado em Marienbad» que eu fiquei seduzida por um lado e com respeito também. Penso que só ele para pegar naquele texto da Marguerite Duras (que o texto-guião já a gente conhece…) e criar um filme que todos dizem ser sensacional, de mistura entre o passado e o presente, entre o Japão e a França, uma mistura de guerra e de amor.

Vamos ver se não o cortam muito, porque o Paulo disse que há umas cenas que podem vir a ser censuradas pela nossa púdica censura. De qualquer forma é para maiores de 18, mas enfim mais que isso todos nós temos!

Este fim-de-semana estamos a pensar em ir até ao Algarve dar uma volta e avaliar as hipóteses de começar a apalavrar uma casinha de pescador para as férias de Verão. Estamos já quase em Maio e se deixamos para muito tarde depois torna-se mais difícil. E sabia bem uma voltinha e mudar de ares. Vamos ver se dá.

(Estamos quase em Maio, e ainda hoje veio no jornal, numa noticiazinha muito discreta, dizendo que tinha havido uma «manifestação subversiva na Cova da Piedade»; depois de analisada essa 'terrível manifestação' tinha sido o lançamento de panfletos a «convidar a população a manifestar-se no 1º de Maio» segundo o Diário Popular. Quando pensamos que noutros países o dia até é feriado!)

De qualquer modo, se estiverem interessados nestas memórias passem pelo Pópulo e escolham a 'categoria' Abril.
Enfim, Boa Páscoa!

Pé-de-cereja



6 comentários:

Mary disse...

Boa ideia!
É claro que me lembro deste Diário, mas está sempre «ACTUAL» :D
Há muita gente para quem isto é ficção! E, aconselho a verem toda a série Abril
Um abraço, Cereja!

Zorro disse...

É claro que também me lembrava destes textos. São óptimos.
Este ano andas muito murcha em Abril. Nme te reconheço, rapariga!

cereja disse...

Zorro, caríssimo, não sei se ando "murcha" (e não temos razão para isso?....) ou se já disse o que queria dizer. Nota que ando nestas andanças há vários anos e a imaginação esgotou-se um tanto. Mas tenho deixado lá no FB as referências a este «Diário».

fj disse...

A estas (ex)datas de família pesam sempre, queira-se ou não,arme-se em forte ou não.Mas metaf´( escolha o assento)isicas `´a parte, falta a importante referências ás amêndoas de licor, que o sócrates e os comunistas ( não confundir com o bE, partido bom gosto )nos expropriaram pela maior das violências,!

cereja disse...

fjzinho, olha que quem não te conheça de anteriores comentários tem de ser avisado que o teu estilo é quase sempre 99% trocista; não em relação às amêndoas de que foste expropriado, mas o bom gosto do BE pode ser levado a sério....

Mary disse...

Mas quem não conhece por aqui o FJ???!
Eu sou uma das admiradoras! Um humor formidável. Claro que o «nosso» BE estilo BCBJ (bon chic bon genre, para quem não domina o calão francês) é mesmo dele!
:D
Eheheheh!!!!