quinta-feira, 21 de abril de 2011

Outros Tempos

Não me considero saudosista.
É certo que recordo algumas coisas com ternura, e terei saudades dos momentos bons da minha vida, de pessoas que desapareceram, de locais onde me senti bem, de livros, músicas, teatro, cinema, viagens, enfim de alguns momentos bons. Mas, sei que não sou saudosista e quando comparo momentos passados com o presente tenho em linha de conta que a vida hoje é melhor, de uma forma geral, do que foi há umas dezenas de anos. E digo apenas 'dezenas de anos' porque não posso recordar como era há cem...
É melhor a esperança de vida, a alimentação, o vestuário, os transportes, a medicina, as comunicações.
E até a mendicidade ou como se lhe queira chamar.
Quando eu era criança pedia-se «um tostãozinho». Mais modernamente pede-se «uma moedinha» (sempre em diminutivo, que fica melhor) porque assim já o pedido se adapta à variação do câmbio.

E ontem aconteceu-me o inédito: vinha na rua quando um rapaz de bom aspecto, com um telemóvel muito bom na mão, se me dirige dizendo em voz alta «a senhora podia dar-me 25 cêntimos para poder tirar o carro da bomba?» (creio que disse cêntimos mas confesso que podia ter ouvido mal) Ainda olhei a ver se era uma gracinha e ele estivesse a rir.  Uma praxe qualquer. Ná, estava sério e nada comprometido.
Como??! Foi meter gasolina no carro? Faltavam uns cêntimos? Veio para a rua pedi-los a quem passava? Com um telemóvel de luxo na mão? Ou aquilo era um modo mais elegante de pedir a «moedinha»?
Não sei. 
Talvez a pessoa atrás de mim lhe desse o dinheiro em troca de uma boleia...

Pé-de-Cereja

4 comentários:

Zorro disse...

Eheheheh! Essa é espantosa! Tinha o carro na bomba?????????? Imagino bem a tua cara, tal e qual como a que eu faria.

Mary disse...

Tenho apanhado uns «pedintes>» um tanto originais, mas esse caso é único!

Mary disse...

Olha o Zorro!
Escrevi ao mesmo tempo....
E quase o mesmo :)

cereja disse...

Olá aos dois.
Olhem que foi exactamente assim. Fiquei de boca aberta. Mas são sinais dos tempos...