sexta-feira, 22 de abril de 2011

Arrogância



«Todo o burro come palha…» (a questão é saber dar-lha) ou seja na arte de dar a palha ao burro reside o segredo de muito sucesso. A palha é seca, pouco saborosa, e o burro sabe que há uns alimentos bem melhores, mas com uma festa no lombo, e uma cenoura lá no fundo da alcofa sempre marcha a palha. Se a palha é proposta com um cacete na mão - ou comes ou… - talvez o burro atire com um par de coices…
Muito bem. Os argumentos de alta economia, não os entendo. Reduzo muito o que oiço aos conhecimentos necessários para gerir as contas da minha casa, o que é errado, bem o sei. Mas é isso que posso entender, eu e muita gente.

Já há uns anos, o país andou com as finanças muito atrapalhadas e, juntamente com a ajuda económica, veio a intervenção do FMI.
Não é novidade. Já passei por isso e lembro-me bem do medo que tivemos. Agora, um, dois, três, cá está ele outra vez. E veio acompanhado. Mal acompanhado. A palha é sequíssima e há demasiado chicote.
Mas é a postura destes senhores que é inacreditável. A palavra arrogância que me ocorre é fraca para definir a atitude: olham para os povos que vão "aconselhar" desdenhosamente como de raça inferior, uma corja de inúteis mandriões que só se desenvolvem com rédea muito apertada. P.I.G. O que se pode fazer com um porco?

Ainda por cima, encontram um povo que, saberá Freud porquê, tem uma fraca auto-estima. Ouvimos a toda a hora falar na “dívida externa”. Coramos de vergonha! Mas… os EUA não têm a maior dívida externa do mundo?! E andam envergonhado? Oooooh! Se calhar a questão não está aí.
O nosso Estado gasta muito? Não sei se é muito, talvez nem seja, gasta é mal. Uma terra onde os pobres estão mais pobres mas os ricos mais ricos, está mal gerida. Só pode ser. E, curiosamente, estes senhores tão desdenhosos, não pretendem exactamente dar uma esmola O dinheiro que aí vem tem um juro bem alto (5,5%!!!) - não praticam caridade, estão aqui para ganhar dinheiro. E vão ganhar: 3.470 milhões de euros :(
Mas  o conselho a ordem que me parece ouvir não é para aumentar empregos e produção, é o oposto. Quem me  avisa ordena assim, meu amigo não é.

Pé-de-Cereja

10 comentários:

Zorro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Zorro disse...

Olá Cerejinha!! Bom Dia!
Tudo isto é muito engraçado. ou seria, se...
Notem só isto:
A Troika' está receptiva a IVA reduzido no golfe
Uau!! Mas que bom. ´Bóra aí, todos a jogar golf!

cereja disse...

Olá Zorro!
Desculpa se mexi no teu comentário, mas o link não abria tal como o tinhas feito. Só corrigi a orientação do dito.
Tens toda a razão. teria graça se...
E essa do golfe é formidável. É cá um investimento do caraças! Qual agricultura, qual têxteis, qual pesca, o golfe é que é cá um investimento de futuro! Vamos todos comer erva.

Mary disse...

Só não entendo de que é que os tais PIGs, os países do sul, estão à espera para se organizar? Já se viu que a esmola não é esmola e sim um empréstimo com bons juros e muitas garantias. Mas a Grécia, Itália, Portugal, Espanha não formam uma liga que possa responder aos senhores do frio? Que enfrente a omnipotente Alemanha? Caraças!

cereja disse...

É boa essa dos «senhores do frio». E sem dúvida que a Alemanha é potente e bem arrogante também. É um sempre-em-pé. Quanto aos países do sul, por um lado têm um Berlusconi, por outro se calhar pela 'personalidade mediterrânica' são muito individualistas. Nota que a Itália como país unido, é dos finais do século 19!!!!

Anónimo disse...

O FMI, na sua base era como que uma apólice de seguro. Os países descontavam anualmente uma cota para resolver dificuldades que surgissem, durante um curto período de tempo. Mas «para os casos de longo prazo, o FMI, só subsidia qualquer nação, determinando os caminhos que esse país deva seguir, para que o dinheiro empregado tenha o devido retorno» ou seja a 'apólice' tem grandes custos. Evidentemente que eles podem dizer que quem não quiser esses custos não peça nada!
Mas fizeste bem em sublinhar que não é nenhuma generosidade nem nenhuma esmola, bem pelo contrário.

fj disse...

Claro.
(em relação os post)

saltapocinhas disse...

são horrorosos e cheios de empáfia...
que até se desculparia (ou seria a cenoura ao fundo da palha) se nos viessem DAR dinheiro.
mas não, vêm vendê-lo e bem vendido.

não sei muito acerca do que eles querem fazer, só ouvi falar da descida (!!!) do ordenado mínimo.
com amigos assim, nem precisamos de inimigos.

cereja disse...

É essa a expressão, saltapocinhas. Grandes «amigos»! e o que mais me revolta é a arrogânncia.

cereja disse...

Já viram, que engraçado:

Banco de Portugal empresta mil milhões ao FMI

Ah, pois é!