domingo, 10 de abril de 2011

«... é de cabo de esquadra»

Oiço muitas vezes, de manhã, um programa(zinho) na Antena 1, chamado Lugares Comuns, que vai contando a origem de algumas expressões  usadas na linguagem corrente, muitas vezes já sem se saber bem como se começou a dizer tal coisa. Há  alguns  dias explicaram porque se dizia «ser de cabo de esquadra!» e eu tenho para comigo que, hoje em dia, já pouca gente o diz, muito menos sabe como nasceu. Muito bem, lá explicam.
E isto recordou-me uma historieta que se contava na minha família, história autêntica, acreditem!

Ia um meu (creio que) tio-avô a passar numa rua quando ouviu uns gritos. Parou, naturalmente inquieto, e verificou que era uma mulher que gritava pedindo socorro porque estava a ser agredida. A coisa parecia séria e ele correu a reportar a situação a um polícia que ia passando.
-Acuda, por favor. Está ali uma senhora a ser agredida e a pedir ajuda.
Ao que, muuuuito cautelosamente, o agente quis saber:
- E o que é que ela dizia?
- Sei lá o que dizia!? Gritava: Socorro, Ajudem-me, Aqui-d’el-rei, Acudam....
- Mas o senhor ouviu dizer «Ó da guarda»?
- «Ó da guarda»?! Eu sei lá! Pedia socorro, vá, corra para lá!
- Não posso. Só se ela gritasse «ó da guarda!»
- Essa agora?! E assim não vai?
- Não senhor. Só posso ir se a ofendida pedisse «ó da guarda»!
- Essa é de cabo de esquadra!!! Então fica aqui ?....
- Pois se ela não gritou «ó da guarda»...
- É de cabo de esquadra! Nem acredito!....
Resumindo, da terceira ou quarta vez que o meu familiar insistiu que era de «cabo-de-esquadra» o outro muito corado, lá foi tomar conta «da ocorrência». Só então o meu tio reparou que tinha estado a falar com um verdadeiro... cabo de esquadra!

Pé-de-Cereja

2 comentários:

Mary disse...

Bem sei que é Domingo, mas passei por cá e estranhei este «silêncio» :D
De facto a expressão «de cabo de esquadra» quase desapareceu. Falo por mim, que raramente uso, apesar de em tempos dizer quando queria falar de uma parvoíce qualquer..
A tua história é muito cómica. Imagino as duas caras - de espanto do teu familiar e de alguma vergonha do «cabo» a enfiar a carapuça! Eheheheh!!!

cereja disse...

Bom dia Mary.
É natural «o silêncio» minha amiga. Primeiro o meu grupinho de fieis comentadores dispersou-se ao fim de tantos meses em que o blog esteve parado. Depois domingo é domingo. E, depois ainda, é um tema para brincar, que não 'chama o comentário' como outros.
Fico bem satisfeita por ver que afinal tu resististe! :D