segunda-feira, 18 de abril de 2011

Balançando


Na Europa o grupo dos países nórdicos, através de uma política social-democrata (nada a ver com a ‘social-democracia’ desta nossa terra) era considerado quase um paraíso na terra do ponto de vista de políticas sociais.
A Suécia, com o primeiro lugar no Índice de Democracia, a Noruega, onde o Desenvolvimento Humano atinge também o primeiro lugar, a Dinamarca, país com o mais alto nível de igualdade de riqueza do mundo e o menos corrupto  do Mundo ex-aequo com a Suécia e Nova Zelândia -  em 2008.
A Islândia, tem aparecido muito nos sites e facebook como exemplo de rebeldia, era em 2007 o país mais desenvolvido do Mundo, segundo o IDH, da ONU e o quarto maior PIB per capita do planeta; no ano seguinte depois do colapso do sistema bancário, teve uma queda a pique recusando contudo agora a que todo o povo seja responsabilizado pelo erro dos bancos.
A Finlândia, país que também presava o Bem-estar-Social, parece que anda farta desse Bem-Estar e hoje faz parangonas devido a uma ascensão espantosa das forças da direita (os «Verdadeiros Finlandeses» ena!!! Como afinal a cantiga é igualzinha em toda a parte...) – o que vai fazer alterar ainda mais todo o quadro que existia sobre estes países nórdicos..
A verdade é que parece que os povos vão dando por adquirido esse aspecto tão importante para quem o não tem, de Bem Estar Social. E, como isso nem se põe em causa porque já cresceram com esse dado, olham agora para os impostos quem têm de pagar, e ... não gostam. A verdade é que não se pode ter o sol na eira e a água no nabal. 
Vemos agora, estes países – Dinamarca, Suécia, Finlândia – irem deslizando para governos que lhes podem responder aos desejos imediatos. Vamos ver como vai ser o seu acordar.

Pé-de-cereja 

8 comentários:

Zorro disse...

Ora bem, cá temos a nossa Emié... cof, cof...Pé-de-Cereja de volta!
Este é mais o tipo de posts a que nos habituámos.
:D
Tens razão e é caso para pensar. mas olha que não é tudo tão «preto-ou-branco», olha a Islândia, mulher?! Já é a segunda vez que dizem para ir passear aos senhores dos ratings e o diabo que os leve! Não pagamos e pronto!!!

Zorro disse...

Espera. Eu queria dizer que ELES disseram «não pagamos», por cá tudo baixa as orelhas....

Anónimo disse...

Eles pensam que não, mas é um grande retrocesso.
Já dizia o velho Freud, que o nosso «id», mecanismo muito primário, através do princípio do prazer, procura a satisfação imediata. Quando somos crianças, os nossos educadores ensinam-nos que nem sempre o que dá logo prazer é vantajoso. É claro que sabe bem pagar menos impostos, pensam os dinamarqueses e outros, mas também lhes sabe bem terem uma boa política de ensino, de saúde, de segurança. A tal satisfação imediata incita a gozarem agora os seus ordenados. A médio prazo, quando precisarem de ajuda na velhice, ou educarem os filhos, talvez torçam a orelha.
E os países «ricos» que, trocista e arrogantemente, nos tratam por «PIG(ES)» - Portugal, Irlanda, Grécia, e em breve Espanha, etc... não vão esperar muito para ver o ricochete!!!

FJ disse...

Realmente a cantiga é a mesma.
Se eles acordarem com outro regime vai-lhes ser difícil!

cereja disse...

Olá a todos!

Desta vez foi só uma notazinha, já disseram muito melhor por aí vários blogs. Mas senti que não podia ficar calada quando esta manhã vi as notícias. E chamei ao post «Balançando» porque a verdade é que parece um pêndulo - devia ter procurado uma imagem de pêndulo, não é? se calhar ainda altero, esta foi um tanto a correr - passar-se de um extremo para o outro.
Cá na nossa terra nem por isso. A 'alternância é tãi leve que até parece o mesmo partido em versão A ou versão B

cereja disse...

Sempre mudei o boneco :)
Por cá o que me incomoda, é que na situação em que se está e com as eleições à porta, os candidatos preocupam-se mais em dizer que «a culpa foi daquele menino» ou, mais palerma ainda «aquele menino é mau porque mete o dedo no nariz» (ou «rasgou o caderno» ou «nunca come a sopa» ou «não gosta de jogar à bola») Quero dizer, que para mim não interessa nada os aspectos particulares da vida de cada um e sim quais a verdadeiras propostas para ultrapassar esta situação. O dizer apenas 'a-culpa-não-foi-minha para além de mentira (até foi!!) não ajuda coisa nenhuma. Cá por mim não quero saber disso.

saltapocinhas disse...

e têm fraca memória pois também já foram ajudados.

cereja disse...

Exactamente.
A memória de muita gente é muito selectiva - há coisas que não se cansam de lembrar e até de remoer, e outras que pufff... parece que nunca sucederam.
Eu também prefiro lembrar as coisas que me agradam, mas mesmo que não goste ou venham contrariar opiniões minhas, os factos são os factos!
Quanto à arrogância de certos países (uma talvez não muito disfarçada forma de racismo) tenho para aqui engatilhado um outro post. É que ele há coisas que não matam mas moem!....