segunda-feira, 8 de novembro de 2010

«Triunfo» de quê?

Eu não sou grande admiradora de concursos de tv. Costumo assistir ao primeiro da série, para tomar a temperatura à coisa, e depois deixo cair. Já não gostava lá muito de exames quando andava a estudar, e isto de uma pessoa prestar-se a «fazer exame», muitas vezes passando por situações ridículas perante milhares de expectadores, faz-me sentir desconfortável. Portanto, muito simplesmente, mudo de canal ou vou fazer outra coisa. 
Há uns anos ( em 2003 creio eu) a RTP transmitiu um programa/concurso inspirado num modelo espanhol, onde após seleccionado um grupo de «aspirantes a cantores» os convidavam a entrar numa espécie de colégio interno, academia onde aprendiam tudo o que se refere à profissão: tinham aulas de voz, de interpretação, de postura em palco, de coreografia, etc. Semanalmente ofereciam um espectáculo com o nome pomposo de Gala, onde nos mostravam aquilo que iam aprendendo ao longo dos meses.
Para mim, o maior interesse, e por isso segui esse concurso com atenção, é que durante a semana nos iam mostrando o dia-a-dia desses alunos, como eram as aulas, parte do que lhes era ensinado, víamos como iam reagindo às exigências desse ensino muito condensado, e os resultados finais. Pedagógico e interessante. Mostrava bem que ser cançonetista não é abrir a boca e cantar, há muito «partir de pedra» até lá se chegar.
Com o tempo, as edições desse concurso, passaram a centrar-se cada vez mais no espectáculo final e a parte pedagógica das aulas foi desaparecendo.
Este sábado o concurso voltou. É claro que uma única vez é pouco para apreciar, mas por aquilo que entendi desapareceu definitivamente a tal meia-hora diária onde assistíamos ao trabalho verdadeiro. Para mim, perdeu 80% da graça.
parece uma pistola (!)
Depois, desta vez ou ando com mau feitio, ou me deu para embirrar, alguma coisa se passa. Aqueles jovens são preparados por especialistas, que lhes escolhem a fatiota, o penteado, a maquilhagem com que vão para o palco. Pelo menos aí, tudo devia ser impecável. Mas que raio de gosto faz enfarpelar uma pobre miúda, com um pesado blusão preto de cabedal, umas botifarras enormes, pretas, até ao joelho, e depois uma saia de tule azul claro, muito curta, tipo tutu, deixando 10 centímetros de perna à vista…? Aquilo correspondia a que estilo?
Pronto, cumpri a minha promessa de ver o primeiro programa. Mas tenho um certo desgosto de terem dado cabo da parte pedagógica do concurso, o que o tornava diferente dos outros, para melhor.
Pronto, tenho de me habituar a que quando um modelo muda, não melhora.
Paciência.

Pé-de-Cereja

11 comentários:

josé palmeiro disse...

Pois é, tens toda a razão mas, deixa-me mudar de agulha, que neste caso é como mudar de cerejeira, não, não é o cardeal, colega do botas não, é mesmo uma cerejeira, carregadinha de cerejas.
Dizia eu que, e pegando nessa parte pedagógica que desapareceu, se lá aparecessem os políticos do "ora agora viras tu / ora agora viro eu / ora agora viras tu / viras tu, mais eu!". e lhes dessem umas aulas, não sei de quê, até porque àquela gente, já nada produz efeito, a não ser o: "Vai-te embora, tu já mem cantar sabes!".
Nota: Tinha-me enganado em "cantar" e colocado, "catar", mas isso, sabem eles!!!!

Joaninha disse...

Por acaso estou completamente de acordo contigo! A primeira edição também vi (quando podia) as partes passadas na «casa» porque era muito interessante as aulas e os exercícios de voz. Para mim era o mais giro e a verdadeira novidade.
Se tiram issso pasa a ser um programa de cantorias como outro qualquer!!!


Olá Zé Palmeiro!!
Sempre a abrir os comentários, heim?! Um abraço.

Anónimo disse...

Não tenho grande paciência ara esse tipo de programas. A competição desenfreada por ... «um prato de lentilhas» não faz o meu género

cereja disse...

Olha amigo «anónimo», primeiro, claro que pode ser uma opção respeitável assinares como 'anónimo' mas podes não o fazer. Se clicares na janela que diz conta google - o que deves ter feito - logo acima do anónimo está Nome/URL. Escreves o nome ou nick que te apeteça e deixa o URL em branco. Depois o comentário aparece com esse nome que escolheste. A vantagem é que anónimos há muitos como os chapéus, e assim já sabemos que anónimo é que escreveu....

Quanto ao programa, eu também não posso com a esmagadora maioria para não dizer a totalidade deles. Repara que comecei por dizer mais ou menos isso. Mas o primeiro que mostrava o interior da escola e as aulas era de facto DIFERENTE. :)

Anónimo eu :) disse...

Olha que o boneco que é suposto ser uma mão a segurar um microfone parece realmente uma pistola com escreveste por baixo!
lol!!!
(eu sabia isso do anónimo, mas estava com preguiça...)

Anónimo disse...

Olhem que a mim o boneco símbolo do programa parece mais uma moca! Para pistola tem o cano curtinho.
E às vezes bem apetecia «um chumbinho para matar toda essa passarada!»
(espero que os mais velhos ainda se recordem da história...)

Zorro disse...

É interessante o título «Triunfo de quê?» É essa também a minha dúvida. Sem por em causa a bondade da ideia e a simpatia com que o júri aprecia os concorrentes (a minhas de distância, felizmente, do outro júri daquela coisa chamada 'ídolos' se não me engano) o certo é que isto é um programa de entretenimento, tão só. Os miúdos que concorrem podem ficar satisfeitos de aparecer na TV - parece que toda a gente adora isso - mas no fim só fica fumo.
Mesmo os vencedores dos outros concursos, que até tinham boas vozes, quem sabe deles? Por onde andam?

À procura de emprego como 90% dos jovens desta terra governada pelo neoliberalismo, que torna os ricos mais ricos e os pobres mais pobres...

Anónimo disse...

Eu acho que não tem um programa assim por aqui. Mesmo assim, se tivesse, acho que eu não teria paciência para assistir. Teve sim, uma época bem remota, algum tipo de concurso, em fases, para atores amadores que depois eram contratados pela emissora. Você via o esforço para interpretar, o trabalho, o nervosismo.

beijocas

cereja disse...

Olá, olá!
Devia apagar este post todo, porque afinal estava mal informada. (e olhem que bem procurei informar-me!!) Mas afinal sempre vão dar diariamente o «Diário da OT»
Não direi que o vou seguir fanaticamente, mas assim já é diferente.

Mirian - é mais ou menos isso que contas. Cá também se fez um concurso bem interessante para escolher um actor (actriz, neste caso) que foi protagonista de uma peça. O concurso foi interessante e o resultado excelente, porque a actriz encontrada era óptima.

PreDatado disse...

Oh cereja e o que é que é isto comparado com os 5 a zero que o meu Glorioso levou nas antas?

cereja disse...

PreDatado, isso são azares que só acontecem a quem joga a bola, não é? A tal conversa de que ela é redonda, etc, etc...Mas temos de reconhecer que foi um exagero!