sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Dah?

Antigamente (muito antigamente!) era bonito escolherem-se nomes de lojas, empresas, cinemas, hotéis, com um toque «nobre». Ainda encontramos A Princesa das Avenidas ou Café Palácio, lojas como O Rei das Meias ou A Rainha das Fardas, ou então O Paraíso, Éden, etc. Veio depois a onda oposta, e apareceram nomes ‘miserabilistas’ : o Caixote, a Canastra, o Ferro-Velho, e ainda se encontram muitos letreiros com nomes que são o contrário daquilo que lá se encontra – Boutique Trapo, Farrapos, por exemplo. O terceiro, e creio que actual, movimento são nomes ‘engraçados’ que fazem trocadilhos. Começou talvez com o «5 à sec», mas encontramo-los por todo o lado. Trocadilhos – Bar Kalssas, Mini mercado Katekero – muitos com termos ingleses à mistura, ou mesmo só portugueses desde que tenham um duplo sentido. Encontramos por todo o lado.
São modas.
Daqui a uns tempos deve aparecer outra.
Mas isto veio-me à ideia, porque só agora reparei (e afinal é um local por onde passo todos os dias ou quase) que um hotel já com muitos anos que se chamava, adequadamente Hotel Afonso Henriques porque se situava no alto da alameda com o mesmo nome, agora se chama DAH.
Dah? Deixei ultimamente de ouvir, mas ainda há muito pouco tempo uma expressão muito semelhante andava na boca da gente jovem como exclamação de repúdio, creio eu. Agora, os criativos da publicidade do hotel, escrevem Hotel, e depois DAH, ou seja D(om) A(fonso) H(enriques).
Não é que me escandalize, mas confesso que me surpreende.



Pé de Cereja

7 comentários:

sem-nick disse...

Está muito bem visto!!!
É exactamente por épocas. E actualmente domina os nomes «engraçados» que se podem ler de muitos modos.
Esse do DAH, teve uma época aqui há poucos anos, mas agora passou.
O Hotel Dah é o máximo!!!!

Anónimo disse...

Eheheheheeh!!!
E a foto não te deixa mentir!

Rui disse...

Essa é mesmo cómica.
E existe mesmo!!!
Já fui confirmar na net, é um hotel de verdade.... mas dah!

cereja disse...

Mas olhem que é verdade. E o cómico é que eu +asso por ali tanta vez e nunca tinha reparado. Creio que foi mais ontem como era de noite e o letreiro em azul iluminado via-se melhor...
E, aborrece-me não me lembrar agora os nomes «a brincar» feitos com palavras inventadas ou junção de umas portuguesas com inglesas, mas apesar de saber que estou sempre a tropeçar nelas, agora não me ocorrem.

fj disse...

AH1
Venha a pensão bueda, já com certo atrazo fj

fj disse...

não é ah1 é ah!

cereja disse...

Querido FJ, desta vez mesmo eu não te entendi bem... Que raio de comentário!