quarta-feira, 10 de novembro de 2010

As 'cadeias' da nossa net

A minha caixa de correio (gmail) comparada com outras que conheço, costuma estar muito arrumadinha. Quando recebo uma mensagem abro-a primeiro, é claro, e das duas uma – ou é mesmo para guardar, como por exemplo as facturas, que envio logo para o marcador «facturas», ou é para responder e portanto respondo e apago-a porque se quiser encontro-a no «correio enviado», ou tem alguma graça especial e também a arrumo na pasta de «piadas». De resto, mais de metade, leio e apago, portanto à vista tenho umas 15 mensagens se tanto.
Mas acontece que tenho algumas amigas e amigos que se fartam de receber FW, aí uns 10 de cada vez, e nem hesitam reenviam-me gostosamente toda essa literatura. Confesso aqui, publicamente, que muitas vezes quando vejo 10 FW do mesmo remetente, tenho ganas de apagar aquilo tudo sem ler!!!! Até porque muitos deles andam há anos, muitos anos mesmo, a passear pela net sem mudar uma vírgula...
Mas aquilo com que tenho muita cautela é com as ‘cadeias de solidariedade’. Contam-nos uma história muito desgraçada, de uma criança doente por exemplo, ou alguém que tem de fazer uma operação, e a empresa xkz por cada mail que nós reenviemos oferece um euro a esses pobres necessitados.
E, pela lei dos grandes números, mesmo que só 10% aceite essa proposta ainda é muita coisa. Mas já me avisaram que isso,  até pode ser um modo de se conseguir maillings gigantes para publicidade, por exemplo.
Mas o que mais me revolta são os que são mesmo mentira descarada e continuam a passar anos e anos. Lembro-me de uma menina doente e fotogénica cujo caso foi desmentido várias vezes e ainda me vem aparecendo.
Hoje teve a sua graça porque o valor tem aumentado conforme a inflação e então depois de um palavriado apropriado e umas fotos comoventes diziam que por cada mail que enviássemos a Unicef receberia 5 € – aliás mais à frente falavam em 10! Ena, ena! Foi dos que apaguei sem apelo nem agravo e logo depois recebo da amiga que mo enviou um desmentido da Unicef. 
Desta vez a cauda do gato ficou mesmo de fora.
E este tipo de anúncio?...

12 comentários:

Mary disse...

Tal e qual.
Sei de uma história que é uma maldade: correu que determinada firma estava a aceitar ou até a pedir trabalhadores com deficiência. (isto já foi há uns anos mas é mesmo verdade) Dizia lá no paleio que pretendiam melhorar a sociedade etc e tal e aquilo até servia de publicidade.
Conheço várias pessoas, assistentes sociais por exemplo com casos difíceis de colocar, que telefonaram para lá e era completamente mentira. Tinha sido uma gracinha...

Joaninha disse...

Também recebi essa da UNICEF. acho que eles falavam em 50 cêntimos ou 1 euro... Essa dos 5 euros, ou 10, já deve ter sido um «melhoramento»...

Anónimo disse...

Essas das ajudas deleto sempre, mesmo porque, como você, já recebi vezes sem conta.
Agora, essa premiação... Outro dia fui sorteada duas vezes (!!!) no mesmo dia! :D Bom, deixei para lá...

beijocas

Anónimo disse...

Uma das vantagens do gmail é que já nos «filtra» o que pensa serem spams!!!
Mas esse tipo de FW são demais!
Uns são todos delicodoces tipo «que bom é amar» ou «não há nada como a amizade» tudo com power-points muito floridos e alegres. Outros é tal como dizes com desgraças e apelando à nossa generosidade «passa este mail e contribuis para isto ou para aquilo»
Deve ser verdade uma vez em mil....
Eu NUNCA passo!!!

sem-nick disse...

Tal e qual, King.
Como se diz «faço minhas as tuas palavras»

sem-nick disse...

Esqueci-me de dizer que o melhor conselho é 'ir à origem', ver de onde vem o email e perguntar se é certo, como no caso que fizeram da UNICEF.
Afinal, é como aqueles peditórios para os bombeiros que se descobre não haver bombeiro nenhum a fazer peditório!!!!! Só que este é mais chic porque é informático!

Rui disse...

Nem sei como ainda se perde tempo com isso...
Mas eu não sou arrumado como tu, nem pouco mais ou menos! Por vezes apago coisas de que ainda vou precisar, e outras esqueço-me delas -sobretudo se estão no fim da página - e ficam para ali de molho...
:)
Mas os FW desse tipo são realmente perigosos. Para já que o põe a correr vai logo abichar com um mailling de respeito, que pode dar para o que lhe passar pela cabeça!

Pedro Tarquínio disse...

Ena, que coincidência.
Eu também fui o visitante nº 999999 desse site.
E por várias vezes.

Anónimo disse...

Pergunta do amigo da onça: porque raio é que os últimos comentários andam atrasados quase um dia?! É para condizer com o país??!

saltapocinhas disse...

ainda um dia destes vi na tv alguém do IPO dizer que nunca pediram pijamas e que ainda se vêem aflitos para dar rumo a todos os que recebem...
eu nunca reencaminho esse tipo de mails, mas há quem o faça e até há quem acredite nesses "prémios" que tens aqui neste post.
enfim...

saltapocinhas disse...

esqueci-me de dizer que me custa imenso vir aqui, pois fico sempre a babar com as tuas cerejas!

josé palmeiro disse...

Isto de ficar uns dias sem comer cerejas, dá nisto.
Que dizer, já tudo foi dito logo, deitemos para o lixo o lixo e creiam é demais e fiquemos com o que nos interessar nas respactivas pastas, pronto!!!
è que estou a ouvir o CD do Fausto, "CR´NICAS DA TERRA ARDENTE", que grande escola de música, de história, de TUDO!!!