segunda-feira, 6 de junho de 2016

A obsessão pela 'boa forma'


Volto frequentemente aqui à «vaca fria» das questões alimentares. Não é que a mim me rale muito, com sinceridade não me rala mesmo nada em relação a mim mesma ou aos meus familiares - a alimentação na minha casa é sensata, saborosa e saudável, mas não posso assobiar para o lado quando é notório que a obsessão com a boa forma (??) e a alimentação consomem nos dias de hoje um tempo e dinheiro completamente exorbitantes.

Chamou-me há pouco a atenção a notícia de que se gastam 75 milhões de euros com produtos para se ficar em forma. É muito euro!!! E esse volume de vendas pode explicar um pouco porque aparecem tantos estudos, investigações, conselhos, análises, e todos os jornais, revistas, para não falar nas redes sociais, andam recheadinhos de conselhos sobre o que tomar ou não tomar para ficarmos lindos. Que enjoo.

A semana passada a revista Visão trazia um artigo onde se fazia referência a uma nova doença mental (?) falava-nos sobre a ortorexia, que vem destronar as anorexias e bulimias mais nossas conhecidas. Citava-se o caso de algumas pessoas que só pensavam em comida, o que era uma canseira... Olhar para o prato e não ver comida, ver calorias - e vitaminas,  sais minerais, etc. Gnhac... Existe afinal essa ortorexia, o demasiado saudável


Mas com um nome de doença a confirmar o que o bom senso nos dizia baixinho já nos sentimos mais justificados. Ou seja, quem come um bocadinho de tudo, apenas porque sabe e cheira bem, porque aprecia a sua consistência e sabor, mas sem analizar antecipadamente o seu efeito no seu organismo, afinal é muuuito saudável!
Ainda bem.


Cereja

2 comentários:

méri disse...

Vai uma "feijoadazinha" ou um "cozidinho à portuguesa"? :)

cereja disse...

Excelentes exemplos! Além de saboroso, o cozido tem um pouco de tudo, como o nome indica é cozido não precisa de gordura, tem legumes, o que se quer mais?! :) :) Viva a cozinha mediterrânica! Quero lá saber das calorias por cada garfada.
Um dos exemplos que dão no tal artigo, a senhora que NUNCA come fora de casa, nem vai a jantares de família porque não sabe como as coisas foram confeccionadas, mostra bem como a coisa pode ser perturbadora....