domingo, 26 de junho de 2016

Arriba España!

Estamos, ou pelo menos muita gente está, de olhos postos em Espanha.

Têm sido uns dias muito emotivos, os últimos quatro. Acordamos na quinta feira para saber o que muitos receavam mas era uma fortíssima hipótese - a Grã Bretanha votava o afastamento da União Europeia. Muito à justa, como seria também muito à justa o seu contrário, mas o brexit ganhou o referendo. Ups! E agora...? Pelos vistos foi uma campanha emocional onde nem se percebeu bem o que estaria em causa, como agora parece pelos testemunhos que vêm à tona. Mas como não se pode repetir, votaram está votado! 
Sexta, sábado, e domingo, decorre a Convenção do Bloco de Esquerda. Também importante. Um Partido que tem apoiado o governo, e sem o qual (e/ou sem o PCP) nada estaria na mesma. A tal «geringonça», assim trocistamente crismada por quem não entende que se possa apoiar um governo minoritário sem nele participar, precisa dele, do BE, e é importante saber quais as suas linhas de rumo.
Sábado à noitinha o país parou de olhos postos no Euro.
Natural. Muita emoção, o futebol é uma área onde Portugal pode fazer boa figura, e assim se desejava que fosse. Uff... Custou mas foi. 

Mas hoje olhamos de novo para fora da fronteira, é a Espanha que está na berlinda. Passaram há pouco por umas eleições mas lá não houve geringonça que lhes valesse e não se conseguiu formar governo. Repetem o acto eleitoral. Desejamos com toda a força que daqui saiam resultados mais claros.
É complicado porque a Espanha como tal é um país recente. Não tanto como na Itália, mas os diversos «reinos» que formam a actual Espanha também estiveram separados longos e longos anos. E hoje reclamam autonomia. Se se esquecer esse aspecto não podemos entender a política espanhola...
Contudo diz-se que «a união faz a força» e uma Espanha unida pode e deve ter muita força!
Viva a Espanha! E escolha bem que a vai governar.




Cereja

Sem comentários: