terça-feira, 14 de junho de 2016

Crimes de ódio

Crime de Ódio?
O nome é relativamente recente, dos anos 80 segundo creio, mas classifica algo muito, muito antigo. A definição diz que «são crimes motivados pelo preconceito, quando o criminoso selecciona intencionalmente a sua vítima em função de esta pertencer a um certo grupo» portanto não é de agora... Podemos recuar até à perseguição aos primeiros cristãos, e depois talvez o mais famoso fosse o holocausto,  mas a História está cheia de crimes de ódio.


E depois quando o pai do criminoso, mas imagino que o conceito é partilhado por muitos crentes de diversas religiões, diz que «compete a Deus punir os homossexuais», o que se sente é que a noção básica é algo que parece vir do passado, o pecado (?!) que Deus deve punir, e a noção de heresia. Heresia?! Cheira logo a enxofre. 
O que me deixa arrepiada nesta história horrorosa, que me fez lembrar o massacre na Noruega onde também morreram 77 jovens abatidos por um único atirador, é exactamente isto ter sido feito friamente por um único homem. Os crimes de ódio do Ku Klux Klan eram colectivos, os Nazis como máquina de matar exterminaram os judeus, parece que estávamos preparados para uma responsabilidade colectiva na barbaridade destes ódios.
E que um monstro destes, consiga abater dezenas e dezenas de pessoas como quem vai à caça, como se não fossem seres humanos diz muito sobre o modo como ele pensa mas mostra também como a venda livre de armas facilita esta possibilidade. Uma faca também mata, pode apanhar uma, duas, três pessoas, mas nunca cinquenta. Terroristas são os vendedores de armas, os que lucram brutalmente com este negócio.
E vem aquele idiota do Trump afirmar que este atentado prova que está com razão, que tem de endurecer ainda mais, impedir a imigração, e possivelmente vender mais armas que ainda devem ser poucas as que circulam por lá.
Vi numa rede social este apanhado:





É um bom resumo. Aliás para quem aponta o dedo à intolerância do "islamismo radical" que persegue gays -  um horror sem a menor dúvida para quem siga a sharia pior do que a nossa Idade Média  - seria interessante ler alguns dos nojentos comentários que se podem ler nos nossos jornais. Veja-se o chorrilho de disparates que saem sempre na cauda de qualquer artigo impresso, agora refinados com o maior dos ódios anti-gay. E isto num país cristão. Porque os crimes de ódio não são reserva de nenhum país, nem de nenhum grupo.
A humanidade evolui lentamente, muito lentamente, muitíssimo lentamente.

Cereja




Sem comentários: