segunda-feira, 20 de junho de 2016

«A asneira é livre» ?!

Felizmente com a queda do fascismo veio também o direito à liberdade de opinião. Excelente. É uma boa liberdade. Claro que como todas as liberdades tem, ou deve ter, os seus limites que me parece simplesmente ser-se responsável por aquilo que se diz. Não é o caso da velha e conhecida fórmula a-nossa-acaba-onde-começa-a-liberdade-dos-outros porque esta é uma área onde o leque do bom-senso, da educação, dos usos e costumes, é muito aberto e abrange quase tudo. Há 'opiniões' de que discordamos que nos fazem encolher os ombros e outras que irritam bastante.
Mas o que acho interessante é que há umas criaturas que abrem a boca e deixam sair tudo o que lhes passa pela cabeça, achando-se até muito engraçadas e espirituosas, mas não levam nada a bem que os outros os critiquem! Ou seja, a tal liberdade de opinião é só a liberdade da sua opinião.
Um raciocínio um tanto arrevezado.
Em resumo - um senhor X diz umas graçolas e pode dizê-las (porque não?!) uma vez que há liberdade de opinião. Mas quem não gosta não o pode dizer porque a crítica está a beliscar o direito do primeiro falar... Essa agora?!?!

Como exemplo vemos as declarações de um comentador, (e acho graça a que «comentador» seja uma profissão ou lá o que chamam) que bradam aos céus.  OK. O homem diz «não sou homofóbico [...]» etc e tal acrescentando a gracinha que «faz mal à saúde ser homossexual». Explica que «não consegue dormir com um homem no mesmo quarto, mesmo em camas separadas. [...] Não gosto do cheiro a homem. [...]» E acrescenta «gosto demasiado de mulheres, sou demasiado macho e ser homosexual ia fazer-me pessimamente à saúde». Não foi à tropa, está visto. 

Bem, creio que esta palermice não foi depois do massacre de Orlando, foi a respeito de um colega... Contudo onde eu queria chegar é que ele ficou todo enxofrado quando foi criticado, insistindo que tinha direito à sua opinião.

Pois é. Quem considerar que uma orientação sexual diferente não faz mal à saúde, pode dizê-lo, mas já não que ele é parvo? 
Deve ser porque a asneira é livre.
Se calhar não devia ser......






Cereja



Sem comentários: