quinta-feira, 1 de maio de 2014

Dia do Trabalhador


Dia do Trabalhador.
Era de esperar que este governo não medalhasse nenhum trabalhador, (embora fosse bonito uma medalha a um anónimo, à imagem do soldado desconhecido escolher-se um qualquer 'trabalhador desconhecido' como exemplo) mas já se fica um tanto de cara à banda por ver que, na véspera do dia do trabalho decidiram medalhar uns senhores patrões. Entre o Trabalho e o Capital vê-se bem o que é verdadeiramente importante.
Mas adiante.
Ao assinalar este 1º de Maio o primeiro ministro declara que o modelo assente em salários baixos não interessa a Portugal Olha que bom. Então afinal já  começam a pensar ao contrário do que mandam os senhores do FMI e da troika, para se começar a exportar e melhorar a economia não é através do baixo custo de mão de obra que se pode competir. Boa! Mas, como a nossa experiência já é grande, sabemos que o mundo onde os senhores do poder vivem rodopia a uma grande velocidade. A verdade de hoje já não é a de amanhã, o melhor é aceitar como provável aquilo que essa tal experiência nos ensina. Ah! Afinal não é bem assim. O nosso smn continua a ser chocantemente baixo, os impostos esmagadores, e quem paga de facto esta crise é o trabalho. Mas alteraram alguma coisa: aumenta-se o IVA e a TSU com a simpática (?) justificação de que assim não se baixa ainda mais as reformas.
Estava eu a pensar nisto quando li esta espantosa frase "São boas notícias para pensionistas e funcionários públicos, más notícias para trabalhadores e consumidores"  Com isto, este senhor  informa-nos que nem funcionários públicos nem pensionistas são consumidores - já se sabe que vivem em cavernas, bebem água da chuva, comem ervas bravias, e andam nus ou vestem peles de animais - além de destilar o habitual veneno quando sugere também que um funcionário público não é um trabalhador. No  mesmo jornal podemos ler que os funcionários públicos têm tido salários cortados durante 8 anos, o que quem trabalha na função pública já tinha reparado! Imagino que alguns funcionários das finanças ao receberem as declarações de IRS fiquem a pensar que aquele impresso está mal preenchido. O filho de uma minha amiga, a trabalhar na função pública e a ganhar menos do que há 10 anos, porque o ordenado é o mesmo e os impostos maiores, mostrou-me a sua declaração: salário 650 €, renda de casa 500 €. Números que não se podem falsear....
E.... e... e....

Bem.
É já tempo de ir à rua desabafar. gritar.

VIVA O 1º DE MAIO!!!


Cereja

1 comentário:

Anónimo disse...

Ai Cereja, a frase final....
É mesmo desabafar, e isso é que diz tudo. Alivia, damos uns gritos, mas o nosso poder é muito pouco. Só que também não sei como fazer de outro modo. Votando?