terça-feira, 13 de maio de 2014

Só mesmo no twitter eu poderia um dia queixar-me de que me sinto desconfortável quando sou seguido por um ovo.

É um fenómeno impossível de ignorar - as redes sociais.
Há contra-corrente? Pois há. Tenho um ou dois amigos que me falam destas coisas com verdadeiro horror. "Eu???? Nem morta me apanhavam numa dessas coisas" repulsa tão forte que me deixa sempre de boca aberta. Livra! Que medo....
Mas também é certo que "essas coisas" se multiplicam velozmente. Redes sociais? Facebook e twitter como reis, mas também a Google+ e LinkedIn, muito conhecidas e partilhadas. Falo destas em primeiro lugar porque são as que também partilho (?), as duas primeiras e sobretudo mais a primeira.
Mas, claro, há muitas, muitas outras. Flickr, Hi5, MySpace, Netlog, Instagram, e por aí fora...Por vezes descubro que faço parte de uma dessas redes nem sei bem como! Alguém me deve ter enviado um convite, em tempos, e distraidamente devo ter aceite, como o shtyle.fm, e outros que me lembram coisas de vez em quando e nem sei como lá entrei nem sei bem como é que posso sair... Também não me tira o sono, simplesmente não colaboro, pronto.

Mas algumas coisas têm graça.
Claro que é sabido que duas das redes mais conhecidas, o facebook e o twitter, tem uns nomes criticáveis (?) para quem está associado entre si e para assinalar quando qualquer coisa é lida. O facebook chama amigos a quem conhecemos ou passamos a conhecer por ela, e o twitter à falta de melhor chama-lhe seguidores. No fb quando se assinala que se leu algo lá publicado, esse click chama-se "like" ou "gosto" em português, o twitter, mais brasileiro, chama-lhe "curtir". Muita gente refila com isso, excesso de afectos nas palavras amigos e gostar, mas são as regras também não faz mal desde que se conheçam e não se levem à letra...
Depois há a questão do bonequinho identificador. Nas duas redes há um espaço para se deixar uma identificação visual, que pode ser ou não preenchida, por uma foto ou um desenho. Para quem não quer dar-se a esse trabalho, esse quadradinho fica preenchido com uma sombra com tronco e cabeça, no face, e com um ovo no twitter. Ora, por vezes a associação das duas coisas, os nomes e os bonecos, dão vontade de rir.
Ontem li no twitter «Só mesmo no twitter eu poderia um dia queixar-me de que me sinto desconfortável quando sou seguido por um ovo»
E não é que é verdade?
Mesmo eu, que tenho poucas ligações, tenho alguns ovos a seguir-me! Nem em banda desenhada!!!!







Cereja

4 comentários:

Anónimo disse...

O comentário é só uma boa gargalhada, porque aqui nos blogs não há liles :)))))

Anónimo disse...

.... e não se pode corrigir! Queria ter escrito «»likes é claro!

cereja disse...

Olha caríssimo (caríssima?) anónimo: lá poder podes, é apagar! Se clicares naquela espécie de caixotinho do lixo, perguntam se queres apagar, dizes que sim e pronto! :D Esse aparece como apagado por ordem do autor. E depois escreves o novo como queres!
Outra coisa, podes deixar o neme que quiseres. Onde diz nome/url, escreves o nome e ignoras o url, mais nada!

snowgaze disse...

Muito gira essa do ovo. Nunca tinha pensado nisso assim. :)