quinta-feira, 22 de maio de 2014

Pontos de vista

É muito interessante pensar no que influencia uma opinião.
Tem corrido pelas redes sociais, onde tudo se multiplica num instante, esta imagem interessante provocadora. A primeira reacção de muitas pessoas é de surpresa e pensar que há alguma rasteira...
 


Mesmo para o mais desatento, ela chama a atenção. Círculos??? Ali só se vêem riscos direitos, mais grossos ou mais finos, mas são linhas rectas e paralelas, como é que falam em círculos? OK, pronto, de imediato nos ocorre que seja uma questão de gestalt,  começamos a focar o olhar para outro modo de ver, e .... bingo! Até se encontram os tais círculos. Aliás vendo-se um vêm-se todos...

Isto lembrou-me outras técnicas que existem para mostrar que nem sempre as coisas são necessariamente como parecem à primeira  vista. Há muitos anos num trabalho de formação eu usava uma espécie de metáfora ( ainda me levantei daqui para procurar os acetatos que tenho  guardados quando desatei a rir «-Oh palerma, agora isto encontra-se tudo pelo google!» e é claro que assim é!)
O que eu pretendia mostrar 'graficamente', naquela época, é que se nos afastarmos de um problema por vezes conseguimos encontrar a solução. A pergunta/provocação era como conseguir unir 9 pontos de um quadrado com apenas 4 linhas rectas sem levantar o lápis do papel. Não podia ser. Começando num ponto e indo directamente para outro e depois para outro, sucessivamente, não se conseguia!



Ou seja, se procurasse uma resposta nos limites deste quadrado não se encontrava. Não se podia unir os pontos apenas com 4 rectas. Mas... era possível com esta solução! Um observador que se colocasse mais longe conseguia a perspectiva certa. 
....................
Bem, esta conversa não tem nada a ver com as eleições de Domingo.
Ou terá?

Cereja

Sem comentários: