domingo, 4 de maio de 2014

Mas então....?!

 Eu ainda pertenço à geração que olha um pouco de lado para a margarina. É uma coisa que é parecida com a manteiga e a pretende imitar, mas...
Claro que se comprava. Era mais barato e pronto! Mas, na minha cabeça, manteiga é manteiga e a margarina seria sempre uma prima bem afastada com muito menos qualidades. Contudo, desde há uns tempos (bastantes!) a margarina sofreu uma ascensão social notável, começou a valer por si mesma, deixou de se lhe chamar margarina e a ser conhecida pelo nome da sua marca e, sobretudo, sofreu uma impressionante subida de preços.
Tão grande essa subida que em muitos casos atingiu o preço da velha e saborosa manteiga. Aliás pelo menos num caso, onde aparece com curiosas propriedades medicinais, até dobra o preço!
Bem sei que o preço é um tanto flutuante, existem muitos e variados tal como existem muitas marcas, contudo frequentemente pego numa embalagem de uma margarina toda vistosa e ao lado um pacote de manteiga e o preço é o mesmo. E tenho ouvido a publicidade a gabar o produto, garantindo que "sabe a manteiga".
Beeeem... Parece aquela anedota, mas então se sabe a manteiga e custa tanto como a manteiga porque é que não comemos manteiga...?!
E, quando estive a fazer uma pesquisa ligeira antes de começar a escrever aqui, encontrei duas informações, uma numa perspectiva mais histórica mas muito bem feita no blog Garfadas, e noutro blog, desta vez espanhol, uma referência um tanto científica que vem ao encontro da minha opinião sobre as diferenças entre a manteiga e a margarina.  Ganha a manteiga!

Pois é.
Cá por mim, não em grande quantidade que os alimentos devem ser consumidos com moderação, todos eles, mas se preciso de uma gordura ainda prefiro a velhinha manteiga.



Cereja

4 comentários:

méri disse...

Estás como eu!

Bom domingo! Temos sol :)

cereja disse...

Olááá!!!
Pois é Méri! Com sol e luz tudo parece menos mau... :)
E um pãozinho ainda quente com um pouco de manteiga, hmmmmm.....
Nos alimentos tenho uma regra com que me tenho dado bem: não comer MUITO de nada (mesmo o que teoricamente faz bem) e comer um pouco de tudo. Variar o mais possível. E ninguém me convence de que me faz mal um pouquinho de manteiga...

saltapocinhas disse...

margarina... jamé!!

Joaninha disse...

Cá vem outra.
Gnhag...
A manteiga e o azeite, servem para quase tudo o que precise de uma gordura. E quando essas "coisas" sintéticas ainda por cima são caríssimas...!
Mas a propaganda engana muita gente. E deve valer a pena, um anúncio custa milhões, é porque o lucro que depois vão ter é de milhares de milhões...