segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Ri que logo choras

A Espanha foi a votos.
Sem qualquer surpresa ganhou «a oposição ao governo que lá estava». As coisas andavam mal, portanto tem de se mudar. Faz sentido. Os países que têm estado debaixo do fogo dos «mercados» têm mudado de chefes de governo com eleições ou sem elas (como foi na Itália onde aquele desgraçado devia ter saído há muito mas não para obedecer às 'troikas') É um desabafo que a democracia tem, estes 'portaram-se mal, que venham outros' como já se vislumbra até em França onde o Sarkozy estaria agora periclitante se houvesse eleições.
Portanto os espanhóis votaram, e elegeram o PP para conduzir o país.
Coitadinhos.
............................
É que a gente conhece o filme.
Imagina-se que se está a escolher o mal menor. Claro que nestes casos não há mal menor, e muitas vezes salta-se da frigideira para o lume.
Uma imagem que recordo por vezes é a de uma mulher festejando, radiante, nas nossas últimas eleições a vitória de Passos Coelho. Agitava uma bandeira e toda ela era riso. O repórter apresentou-lhe o microfone e quis saber o que pensava ela daquele resultado e a resposta foi dada num tom de voz eufórico «Agora sim! O meu filho já não precisa de emigrar!!!» Imagino a sua expressão quatro meses mais tarde, quando um próprio membro do governo sugere como uma boa escolha a imigração...
Quem não tinha ilusões, também sofre é evidente.
Mas quem espera que a mudança seja para melhor, sofre duplamente. Pela realidade e pela desilusão.
Coitadinhos dos espanhóis.
do Kaos


Pé-de-Cereja

12 comentários:

soslayo disse...

Pé-de-Cereja
Tens toda a razão porque foi o que aconteceu por cá. Um beijinho.

José Palmeiro disse...

Que queres?
A massa é a mesma, só o fermento nuns actua mais depressa que nos outros mas, de resto a IBÉRIA é assim. Veremos desta vez, qual tem o fermento mais eficaz e que azeda primeiro.

cereja disse...

Olá aos dois! Que engraçado a coincidência dos dois «insulares» aparecerem aqui juntos... :D
Soslayo, ao tempo que não te encontrava aqui! Fico contente com a visita.
Zé Palmeiro, está mesmo tudo azedo, e tem de se deitar a massa toda fóra e recomeçar de novo. E o tiro tem de ir mais longe, apanhar os bandidos que fazem estas regras dos mercados financeiros e que não prestam contar a ninguém.

Joaninha disse...

Tens tanta razão, caramba!
Quando vi os resultados de Espanha também pensei «pois é, mas ou assim ou assado vai tudo dar ao mesmo», contudo não é exactamente o mesmo. É desmoralizador pensar assim.

Anónimo disse...

Só uma coisa, cerejas: o Boneco do Kaos é formidável como (quase) todos, e é apropriado ao que aqui dizes, mas o texto que o acompanha também era interessante. Vem AQUI
Porque isto é uma mancha de óleo que está a alastrar. Grécia, Portugal, Espanha, etc, etc, Irlanda, ou até França, sabe-se lá!

cereja disse...

É verdade King, só o link para dizer de onde tirei o boneco era pouco, embora tenha pensado que identificando o tipo italiano se via o que eu queria dizer - ou seja quem está a fomentar esta desgraça toda são os monstros que decretam o valor dos juros, e que segundo acordam mal dispostos ou não alteram essa coisa toda como quem joga ao monopólio. É isso que me deixa aterrorizada. Até o capitalismo ou o neoliberalismo se identifica, mas «isto», estes monstros parece que brincam com o poder desmesurado que têm.
Joaninha - que seja o «assim» ou «assado» e se pense que é tudo igual é que é grave. Mas é para onde nos empurram.

cereja disse...

Voltando ao que estava a dizer, olhem para isto que se está a passar em Espanha
Não dizia?
Grandes #&%"#*+ os tipos que mandam nos mercados financeiros. Assustam-me de morte.

cereja disse...

Bem, parece que ando a monopolizar a minha própria caixa de comentários, mas... Não valia a pena escrever mais posts.
Vejam em apoio ao que disse: Moody's volta a advertir a França para possível corte no rating da dívida

Juvenal Amado disse...

Resultado final:

ESPANHA 0 MERCADOS 20

Zorro disse...

Ando a descuidar-me e nem sempre passo por cá todos os dias, como dantes, e depois... perco posts interessantes, como este.
É claro que agora já todos disseram coisas interessantes, sobretudo o King com os links e tu mesma também com os links que deixaste.
......
Teve graça o Juvenal Amado - é isso tal e qual. A Espanha que deve ter ficado abananada >(pelo menos os votantes do PP) e os mercados a rirem-se.

Zorro disse...

Já tinha clicado para entrar o comentário quando me lembrei de acrescentar que ainda no outro dia ouvi, para explicar o sucesso da direita em Espanha e Portugal que os eleitores pensaram «para fazer uma política de Direita, mais vale os genuínos...»
Deve ser isso.
Mal por mal, antes a Direita sem estar mascarada.

Anónimo disse...

Os povos são todos iguais, infelizmente. Sofrem de uma doença que se chama "memória" curta. Em Espanha como em Portugal, está visto que nada vai mudar para melhor. É que mudam as moscas e a porcaria continua...assim como certa gente que só entra nas vidas de certas pessoas para as atazanar e não as deixar ser felizes.
Isso são outras históras...mas infelizmente entrelaçam-se...e sabemos bem como. Infelizmente
Silvya