sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O presente no passado

Há uns cinquenta anos fiz uma viagem que ainda brilha na minha memória: fui a Paris com o meu pai. Foram uns dias gloriosos. Já estive em vários países da Europa, já estive noutros em África, já estive em mais alguns no Oriente. Mesmo Paris, conheço razoavelmente de várias viagens e uma estadia prolongada de meses. Mas o que mais me marcou foi essa maravilhosa primeira semana em Paris com o meu pai.
Na penúltima semana de Outubro o ciclo fechou-se - voltei lá, desta vez com o meu filho!
Não tinha voltado há mais de 30 anos, e tinha sido repetidamente avisada «vais estranhar muito, está tudo diferente do que era». Bem, nós vemos as coisas com os olhos mas decerto que também com o coração, ou com as emoções. A atitude com que lá cheguei era muito semelhante àquela com que desembarquei noutros tempos, de braço dado com o meu pai - a convicção de que ia ser muito bom.
E foi maravilhoso.
Reencontrei todas as minhas melhores memórias: o céu azul transparente, um cheiro especial, a beleza do Sena, as ruas, as esplanadas, os bouquinistes, as escadinhas, os velhos prédios dos séculos passados com as suas mansardas e multiplas chaminés, os eternos monumentos tão belos como sempre... Surpresa agradável - os parisienses que eu recordava arrogantes, frios, distantes, respondendo com enfado, estavam normalíssimos e simpáticos até!!! Milagre.
Claro que não vou contar aqui no Cerejas a viagem - quem conhece a cidade não precisa disso, e quem ainda não conhece terá relatos melhores. Falo apenas de emoção. Reencontrar os lugares, as pontes, as ruas, os jardins, os bancos, o entardecer, o sol a bater na água do Sena, o céu dos dias de Outono, o perfume do ar...
Tal como da primeira vez, esta vai ser uma recordação que brilha dentro de mim como um sol.

Há 50 anos o meu pai....

O seu neto quase no mesmo sítio

Pé-de-Cereja

10 comentários:

Anónimo disse...

Viva!!! Finalmente quase 15 dias depois o mistério desvendado!
......
É mesmo teu este tipo de post :D Terrivelmente intimista sem o parecer... é claro que fazes bem em não falar (exaustivamente) da cidade porque como dizes ou se conhece e temos as nossas memórias ou não se conhece e as fotos ou vídeos são talvez mais claros. mas.... sempre podias dizer mais do que disseste, mulher!
Mas gostei muito das duas fotos. Giro!

Joaninha disse...

Olha que assino por baixo do King!
Fico contente que finalmente contes onde estiveste e pelo que se vê a coisa correu muito bem, mas sempre podias dizer um pouquinho mais!
...........
A foto antiga é mesmo antiga, caraças! Olhem os carros que se vêm!

Mary disse...

Olhem, eu gostei! Afinal a nossa Cerejinha falou do que sentiu, e era isso o principal. Um testemunho que como ela disse até «brilha» :)
Quem me dera fazer uma viagem com tantas recordações boas.

cereja disse...

Pronto, pronto...
Realmente podia ter contado muito mais coisas dentro do que estranhei. Não quis deixar um texto muito grande.
Por exemplo achei muito engraçado (ao contrário do que se passava dantes porque os franceses eram mesmo nariz empinado!) que nas lojas, por exemplo, ao ouvirem eu comentar qualquer coisa em português com o meu filho, desatassem a falar em inglês!!!!! :) era amabilidade, mas eu afinal prefiro muito mais o francês ao inglês que não falo lá muito bem.
:)

sem-nick disse...

Olha p'ra ela, a viajante!!!
Ainda bem que correu como dizes. Que sorte, até o tempo...

cereja disse...

pois foi, sem-nick, até com o tempo tive sorte!
Outra coisa que já calculava mas confirmei, foi o preço das coisas correntes - mais ou menos o preço de cá. Fomos ao Carrefour comprar leite, manteiga, pão, fiambre, etc, e gastei praticamente o mesmo que gasto cá!
.......
Claro que o smn deles é mais do dobro!

Anónimo disse...

Que engraçado, na foto a preto e branco, aquela que dizes ter muitos anos, se clicarmos para a ver maior vêem-se os carros.
E os carros é que dão bem a ideia de como foi há tantos anos com certeza. Que giro!


J.G.

saltapocinhas disse...

humm, deve ter sido tão bom!

cereja disse...

Foi realmente, Saltapocinhas. As expectativas eram boas, mas a realidade foi ainda melhor!
Até o clima esteve a nosso favor: cá choveu e esteve mau e lá tínhamos o céu azul!!!

cereja disse...

Olha amigo anónimo, tenho outras fotos da mesma época onde ainda se vê melhor os carros e de facto é uma risota! Faz ainda mais diferença do que as fatiotas!!!