sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Demasiada informação

Será que podemos «saber demais»? À primeira vista, saber é bom, ‘o saber não ocupa lugar’ como se diz, ou seja o conhecimento nunca é demais. É o que parece.
Contudo, desde há uns anos que nos chove informação sobre os benefícios e malefícios de tudo e mais alguma coisa. Sobretudo na esfera alimentar é assustador. Quase tudo o que comemos ou podemos comer, faz muito bem ou faz muito mal conforme sopra o vento!
Uma canseira.
Muita coisa faz mal. Só não «sabe» quem não quer saber que o sal faz mal e muitíssimos alimentos estão cheios de sal. Quanto ao pão tem tido altos e baixos. Desde ser o principal alimento, símbolo de O ALIMENTO, até quase ser banido porque engordava muito, porque tinha sal, depois voltou a ser recuperado, se for completo e com menos sal... Afinal em que ficamos? Sabemos que a gordura faz mal. Fritos nem pensar, assados assim-assim, guisados é melhor não, seguro é comer as coisas cozidas, porque mesmo os grelhados se forem em carvão podem fazer mal. A carne só se for branca, peixe era bom mas pode ter mercúrio, legumes são aprovados mas podem ter pesticidas, e mais isto e mais aquilo...
Mas li há pouco é que afinal o café faz bem UAU!!!!
Para uma apreciadora de café como eu, é uma notícia excelente. E que vem juntar-se aos benefícios do vinho  e ainda (que bom!!!)
...aos do chocolate e
...aos do chá, ou 
...da canela,
...do leite, 
...do tomate,
...da banana, 
...dos espargos,  
...ou ainda do pepino!!!!?
Ufff...! Chega!
.....................................

Já tinha 'alinhavado' este post, links e tudo, faltavam só uns retoques quando li na Visão um artigo falando exactamente nisto, referindo os «mitos relacionados com a comida». Diz lá:  'houve tempos em que a carne vermelha era saudável e a massa má; depois a massa passou a ser boa, e a carne vermelha era terrível, o que durou até surgir a mania Atkins e as regras voltarem a mudar' (tal e qual o que penso!) Refere as mil e uma dietas, e acrescenta 'Com cada cura surge um problema; cada nova verdade acaba por ser em parte um mito'
Afinal o que se quer é bom senso. 'Quer ser saudável? Então esqueça as bebidas light e os alimentos pobres em gordura. Em vez disso como alguns ovos, leite gordo, sal, gordura, nozes, vinho, chocolate e café'
Afinal o que eu queria dizer e por outras palavras está lá escrito é que acho que se pode e deve comer um pouco de tudo, sem preocupações, sem exageros a não ser esporadicamente. O conhecimento é bom desde que não fiquemos obcecados por ele. E acreditemos que é tudo bem relativo, o acreditar que determinado alimento «é um veneno» como oiço dizer, é só uma forma de falar. Afinal até muitos venenos em pequeninas doses não matam!




Pé-de-Cereja

9 comentários:

Joaninha disse...

Tenho de cá voltar à hora do almoço para apreciar bem esse tachinho apetitoso!
De resto, que tra-ba-lhei-ra tiveste com tanto link!!! Mas está bem giro, sobretudo por os teres colorido com cores a condizer :) :) :)

Joaninha disse...

Ups!
Esqueci o mais importante do comentário:
Claro que a gente desatina com coisas que fazem bem e coisas que fazem mal, o que faz bem hoje faz mal amanhã e vice versa... Estou como tu, o melhor é comer-se pouco (a gente engorda quando se alambaza!) e variar o que se come.

Anónimo disse...

Olá, BOM DIA!!!!!
Tenho andado muito longe de blogs, e até achei que tinha perdido a entrada aqui e o bonequinho. Achei tudo, felizmente!!!
...............
Aqui o «nosso» Cerejas está bom e recomenda-se! Continuas oportuna e com graça. Quanto à alimentação, olha, não tenho paciência, confesso!!! Parece tudo doido varrido com a loucura das dietas disto e daquilo.
O artigo da Visão que também li acerta em cheio.
E tu também!

cereja disse...

Olha quem ele é!!!
O que te aconteceu? Não imigraste, pelos vistos. (também para onde, não é?)
Claro que a gente até fica com falta de paciência para esta revolução permanente, o que se deve comer hoje afinal faz mal amanhã e vice versa. Deu-me para aqui, desta vez :) :)

Mary disse...

Tá tudo muito bem, mas a excomunhão de alguns alimentos é de um radicalismo feroz. Claro que os fritos fazem mal, mas se for em excesso. Um pastel de bacalhau de vez em quanto, não nos atira directo para a cova!!!!

Já acredito que quem se alimente a pacotes de batatas fritas, para além de engordar demasiado, tenha os seus valores todos alterados. E isso passa-se com muitos adolescentes, sentados è frente de uma gamebox a empanturrar-se de batata frita. Tá mal, é claro!

cereja disse...

É também o que penso, mary.
Há dietas para todos os gostos e feitios, e devemos escolher a nossa de acordo com o bom senso. Afinal a doença do século, a obesidade, é porque se come demasiado - para além dessas «coisas erradas»
O fundamentalismo irrita-me sempre.
Ainda há pouco me queriam impingir uma alimentação 'excelente' asiática. Com grande abundância de argumentos. Como vivi na Ásia sei perfeitamente que os metabolismos são diferentes e o que é bom para chineses não é forçosamente bom para nós! Por exemplo não comem legumes crus, as nossas saladas não existem. E os pratos são quase todos fritos. Não tem nada a ver com aquilo que andamos a aprender como sendo uma boa alimentação!!! Muita coisa sabe bem, é claro, mas não é um modelo.

Pedro Tarquínio disse...

Hoje almocei umas barrigas de atum na braza e fizeram-me muito bem :)

fj disse...

Bom senso e bom gosto é capaz de chegar...
(ou então a herbalife) fj

cereja disse...

Bem hoje (ontem) é (foi) o dia dos retornos... O velho King, e também velho amigo Pedro Tarquínio! Tenho de celebrar!
Pedro, «barrigas de atum na brasa» deve ser bem bom!!!
FJ, a gracinha da Herbalife é mesmo 'dirigida', quem passe por aqui não percebe nada onde queres chegar, ihihihi :)