quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Velocidade estonteante


Embirro um tanto com a insistência do «eu sou do tempo em que...»; afinal, tenhamos que idade tivermos, somos sempre «do tempo» qualquer coisa... Mas estou sempre a repeti-lo, afinal é inevitável, quando a maioria das pessoas com quem falo são muito mais novas.
Desta vez apetece-me falar das comunicações e do tal «meu tempo»
Ultimamente tenho passado bastante pelo twitter, escrevo lá muito pouco mas vou bisbilhotar. Apanho as notícias mesmo a sair do forno, e espreito aquilo que os senhores importantes pensam disto e daquilo. Correcção, «aquilo que os senhores importantes querem dizer publicamente sobre isto ou aquilo». É divertido.
E deu-me para pensar na evolução das técnicas de comunicação.
Há quase um mês deixei aqui um post onde lembrava o primeiro telefone da minha casa. Era uma época onde se comunicava por escrito. Escrevia-se muito. Cartas ou postais, toda a gente escrevia. Para urgências havia telegramas. Claro que tínhamos também telefones, mas se não era 'chamada local' tinha de ser através da menina dos telefones e levava mais tempo...
Foram muitos anos até se ter banalizado o telefone, sobretudo para maiores distâncias. Lembro-me de andar já na Faculdade e, nas férias, escrever-me com colegas/amigos que tinham ido passar férias «à terra». E guardava(mos) cartas. Hoje em dia sorrimos com essas recordações.
Depois vulgarizou-se o telefone. Quase todas as casas o tinha, e habituámo-nos a usá-lo. Adolescentes monopolizavam-no. Várias tomadas nas casas ou fios compridos para se falar em qualquer divisão. Já se 'conversava' ao telefone, deixou de ser apenas para dar recados.
Anos depois, veio a net com o correio electrónico, e o terrível telemóvel.
Zás! Destronou-se definitivamente as cartas tradicionais. Era tudo muito mais rápido. O telemóvel permitiu comunicar-se em qualquer momento e em todo o lado. O email, destruiu o correio em papel. Até documentos sérios como facturas, podem chegar por email.
E vieram as redes sociais.
Facebook. Comecei por desconfiar. Para quê, aquela coisa?! Se quero estar com os meus amigos telefono ou vou tomar um café! Beeem... Algumas grandes amigas gostam muito e vou experimentar. Huuum! OK, encontrei lá pessoas de quem tinha perdido o rasto há séculos. Acabo por ceder - tem a sua utilidade. E é muito rápido.
Agora experimentei o twitter.
É ainda mais rápido (e não o tenho no telemóvel para não gastar mais dinheiro!) e mais abrangente.
Sinto alguma vertigem, confesso.
E vejam bem como vou escrevendo o blog que, afinal, (o próprio nome indica) é a modernização do meu velhíssimo diário, que escrevi durante toda a adolescência!
Depressa, depressa, depressa, cada vez mais depressa.






Pé-de-Cereja

9 comentários:

Joaninha disse...

:D
Tenho umas recordações muito parecidas.
É engraçado porque é quase impossível transmitir isso a um jovem que já nasceu na era do telemóvel, twitters e outros que tais.
Aliás imensa gente tem até esse sistema de mensagens quase instantâneas do twitter no próprio tlm.
Dois em um, é o que é!!!

sem-nick disse...

O pior é que como se diz, primeiro estranha-se e depois entranha-se.
A gente já «não pode viver» sem essas mariquices!!!

Mary disse...

Entrei aqui ao mesmo tempo do sem-nick. :)
Olha lá, amigo, eu vivo bem sem nada disso.
O pior é que os outros não, e se hoje me desse na cabeça mandar um postal para dar notícias deviam achar que era doida varrida!

Joaninha disse...

Olá a vocês! :D
Ainda aqui não falaram nos messagers e coisas dessas. A malta miúda morre se não tem net por causa disso. E os chats. E.... e... e... e...
Uff!

Xs disse...

Ainda sou do TEU tempo!!!
:)
O tempo voa!!

cereja disse...

Ena, ena, tanta gente a passar por aqui e eu ausente...
Joaninha, minha cara, realmente está bem visto isso do dois-em-um! telefone e carta tudo junto :) :) :.... e faltou-me realmente os chats da net.
.Sem-nick - isso é que é tramado! Eu que estou a brincar com isso também me chateia quando me esqueço do telemóvel!!!
Mary - Pois. O complicado são os outros. A gente vive em sociedade...

cereja disse...

Xs
Bem vindo ao Cerejas!!! Fui espreitar o «até aos 100» só para me situar. Daqui a pouco vou lá voltar porque achei muita graça, e merece comentário.

O tempo voa mesmo! Até tenho alguma vaidade em me adaptar bem às mudanças, mas de vez em quando começo a fazer comparações, como aqui, e custa acreditar em mudanças tão grandes!

fj disse...

Eu ainda estou nas covas...

cereja disse...

FJ - Por «covas» queres falar em «lombas»...? A tua é uma estrada que não permite grandes velocidades por ser acidentada? :D