segunda-feira, 26 de setembro de 2011

De novo a publicidade enganosa

Eu sei que para se chamar «publicidade enganosa» deve provar-se que essa publicidade tem a intenção de enganar. E não é fácil prová-lo. Mas...
Cada vez mais eu sinto que estamos mergulhados num banho do que se poderia chamar assim, de tal forma a publicidade se apresenta quase sempre muitas vezes. O que actualmente se deve estranhar é quando não há nenhum  engano mesmo para os cautelosos!
Claro que esse engano pode assumir mil e uma formas. É essa a habilidade. Nos últimos tempos deu-me para prestar atenção e isso. Vamos ver:
a) Anuncia-se com estardalhaço um produto bom e barato. Avisa-se de que é uma promoção, e em letras pequeninas talvez digam que a oferta é limitada. Não se sabe é até que ponto pode ser limitada! Ainda há dias fui com uma amiga ao Corte Inglês comprar um LCD. Tinham-lhe metido no correio um desdobrável com uma imagem enorme desse produto e confirmamos na net as condições. Quando chegámos vimos um, igual ao modelo, em exibição. Dissemos ao vendedor que era aquilo que se pretendia. Tudo claro e fácil, mas...
Embaraço do homem. Ia ver se ainda havia. Tempos depois aparece a explicar que tínhamos sorte (?!), ainda havia 2... (quando saímos da loja, só devia ter ficado um, mas o anúncio continuava)
Esta história fez-me recordar outra amiga que, sendo a primeira cliente ao abrir da porta de uma loja,  já não encontrou o produto anunciado! Era a primeira cliente do primeiro dia! Fez tal escarcéu que lá apareceu um exemplar do anunciado.
b) Outro modelo do que pode levar ao engano, é escrever com grandes letras o preço e de um modo discreto o peso ou a quantidade. Muitas vezes me enganei com isso - custa só x euros mas não é um quilo, são 400 gramas! Ou é meia dúzia. Ou é um sapato em vez do par...! Nesta altura já estou treinada para verificar a que quantidade é que se refere, e sobretudo ver o preço ao quilo. Mas engana! Imaginem duas embalagens de espetadas, ao mesmo preço, uma pesa 300 gr e a outra 400, não é o mesmo, pois não?
c) Outro ponto «enganoso» são os descontos. Li esta história por acaso, mas é interessante. Neste caso foi a tempo a investigação do que estava escondido, mas quantas vezes apenas se vê o graaaande desconto, sem verificarmos afinal qual o preço correcto que o artigo deve ter, ou quanto custaria noutro local.
d) E já nem quero falar nos «brindes». É uma moda. «Leve isto e tem de brinde aquilo». Porquê?! Eu prefiro levar 'isto' se precisar, sem brinde e mais barato. Se quiser o 'aquilo' compro-o. Simples. Leve um par de óculos e outro de brinde...???!!! Só tenho um par de olhos, felizmente.
Ná!
Pode não ser enganoso, tecnicamente, mas induz ao erro.
Devia ser controlado.


Pé-de-Cereja

5 comentários:

Joaninha disse...

Bem visto.
A imagem é giríssima!!!!

sem-nick disse...

Boa ideia essa do link para o outro blog, e aquela história deixou-me muito admirado. Não pensei que a worten entrasse nessas coisas.
Mas...
...afinal porque não?

sem-nick disse...

E ainda outra coisa - essa das porções não tinha reparado, faço poucas compras de comida dessa, mas tinha-me chamado a atenção os «dois pares de óculos» da multiópticas.
Tão parvos!!!

Mary disse...

Também odeio essa coisa do isco dos brindes.
Mas sei muita gente que á pala disso compra coisas de que não precisa! Por isso é que eles o fazem, tá visto!

Anónimo disse...

Ola
A publicidade existe e bem enganosa por sinal. Se não olhamos bem,( por vezes daria jeito quatro pares de olhos até) compramos aquilo que queremos e o que não queremos, pois nesta fase de "crise" como chamam ao desastre financeiro em que nos encontramos atolados, temos tendência a pensar: Ah! se calhar não preciso agora , mas já fica...para depois.
Entretanto assim vamos comprando "gato" por "lebre".
Não eu, que infelizmente sei como as coisas funcionam, mas conheço muita gente que infelizmente ainda cai na esparrela. Todo o cuidado é pouco!
O cartaz é giro.
silvya