terça-feira, 27 de setembro de 2011

Direitos dos Consumidores

(Este desabafo vem na onda do post anterior)
Já há anos, há mesmo bastantes anos, que eu soube que os produtos em exibição nas montras das lojas, deviam ter expostos os respectivos preços. Quando tal me disseram fiquei admirada, porque tinha a convicção de que a maioria das lojas não seguia essa norma. Acredito que a ideia seria 'obrigar' o consumidor a entrar para conhecer o preço e depois, poderia ser 'trabalhado' pelo vendedor de modo a vir a consumir... Mas sim, foi-me garantido que o único comércio exento dessa norma eram as ourivesarias por terem produtos especialmente caros, creio eu.
Bem.
Todos sabemos que na prática essa lei não é cumprida. Só quando os comerciantes querem chamar a atenção por se tratar de promoções ou saldos é que os preços aparecem em letras grandes. De outra forma, são etiquetas bem pequeninas, muitas vezes viradas ao contrário ou tapadas com outros objectos.
Mas a história da multa aplicada à Livraria Barata veio chamar-me de novo a atenção para o caso - afinal a lei existe e quando dá na cabeça à fiscalização o comerciante até pode ser multado com exagero. Esse é um caso estranho, porque posso garantir que se esses fiscais continuassem o passeio com o mesmo zelo (e não sei em qual das livrarias Barata se deu essa prevaricação) iam encontrar montra sim, montra não, motivos iguais para intervirem.
Multas parece-me exagero, sobretudo multas daquele valor, mas a tal admoestação que afinal a lei também prevê, seria vantajoso. Se os comerciantes acreditassem que da próxima seria a terrível coima, passariam a ter mais cautela na afixação dos preços cumprindo a norma de "que o cidadão veja o preço imediatamente".
Ver o preço sem andar à procura dele.
Eu apreciava.


Pé-de-Cereja

5 comentários:

Joaninha disse...

Olá!
Olha, desta vez só concordo contigo em parte. Imagino que dependa muito da zona onde se vive.
As lojas por onde vulgarmente passo costumam ter preços e algumas com preços em algarismos tão grandes que chamam logo a atenção. É um absurdo porque apesar de tudo o que se quer mostrar é o produto...!
.................
Mas também me acontece, tal como dizes, querer ver quanto custa uma coisa e tenho de entrar na loja para saber. É chato.

Mary disse...

É mesmo verdade!
Muitas vezes os preços estão lá, mas a etiqueta que usam é aquela de um centímetro que sai das máquinas que colam preços... Da rua não se entende nada!

Joaninha disse...

Que engraçado, a Mary entrou mais ou menos ao mesmo tempo!
Cá está, deve depender da zona por onde se passa. A experiência dela é como a tua, afinal.

sem-nick disse...

Nem de propósito, vim agora do twitter onde se estava a trocar opiniões sobre... os preços nas montras!
:D
De qualquer modo tens aí talvez metade de razão (não é mau)
Comparado com o que era dantes, hoje vêem-se muito mais indicações de preço. Muito mais. Contudo ainda não é como devia ser, muitas vezes estão em letras muito pequenas, outras vezes há produtos que têm e outros não têm tudo na mesma montra!

fj disse...

Bem visto.E até temos instituto do consumidor mas aqui pode fazer-se uma privatização: melhor a deco do que o instituto.fj