sábado, 1 de outubro de 2011

«Vai-se indo....»

Há frases feitas e respostas estereotipadas que já nem ouvimos.
O cumprimento habitual «Como está? Passou bem?» de um modo geral não obtém como resposta a verdade verdadeira que, aliás ninguém teria paciência de ouvir. Dá-se uma resposta formal e apressada.
Desde há uns tempos que este «Como está?» se foi diluindo numa outra frase, creio que nascida no Brasil, «Tudo bem?» a que se responde sem se prestar atenção ao que se diz «Tudo bem!»
Já por aqui batalhei várias vezes contra esse falso optimismo. Apesar de, por distracção, também entrar no jogo de vez em quando, quando paro uns segundos sinto-me ridícula. TUDO bem???! Nunca, é claro! Impossível, a não ser no Paraíso.
Hoje passava na rua quando ouvi a troca velhinha de cumprimentos e a resposta foi «Vai-se indo..
Era uma senhora nada nova, que caminhava devagar com um saco de compras.
Ela lá ia.
Lentamente.
E a resposta era correcta «Vai-se indo...»
Não era uma lamuria, um queixume, não, o tom era calmo. Mas pressupunha toda uma vida de luta, bem difícil. E ela lá seguia carregando o seu saco.
«Vai-se indo»



Pé-de-Cereja

9 comentários:

Anónimo disse...

Bolas que a imagem é pesada!
Vai-se indo, mas com muito esforço!!!
(hoje há manif)

cereja disse...

Tens razão, tive dificuldade em encontrar um boneco que correspondesse e este não fica bem, mas ainda era o mais próximo.
......
Eu falo, falo, mas também vou dizendo o «tudo bem» à brasileira. Entrou para ficar.

fj disse...

Realmente é o que merece a pergunta?tudo bem? Impossível na vida, pelo menos alguma coisa há de estar. eu também não ligo à pergunta a não ser "...andado... mais não merece tão provocante pergunta fj

cereja disse...

E o curioso é que optimismo (??) de pergunta/resposta tem-se espalhado. Dá-me sempre vontade de rir quando numa série de tv cheia de sangue e violência, há alguém que se debruça sobre um moribundo cheio de tiros, facadas, a esvair-se em sangue, e pergunta «Are you ok?», o outro balbucia «I'm ok» e morre.

cereja disse...

....atenção, dá vontade de rir da incongruência da cena porque é numa série de tv! Fique bem claro!Acredito que na vida real nunca se iria tão longe!!!!!!!

Mary disse...

:)

...........

mas é como andamos todos «vai-se andando»... com um encolher de ombros.

saltapocinhas disse...

ou então "vou andando", que é o que se usa por cá.

cereja disse...

Bom dia, saltapocinhas.
Cá também. Vou andando, ou vai-se indo, (o fj ali acima referiu o «andando») no caso de que falei, e foi real, ela disse o vai-se indo, e eu achei graça porque de facto estava a ir, devagar e carregada, mas ia... :D

Anónimo disse...

Bom dia
Ora, sabemos bem que isso é um lugar-comum. Olá como vai?
Olá como está?
E a malta responde: vou indo.
Afinal o que havemos de responder? Lamúrias? oh! não vale a pena lamuriar. E quem diz como o FJ, ao dizer que diz: andando...já não é mau. Afinal andando, corresponde a andar, caminhar e neste a viver. De certeza que haverá quem esteja pior, bem pior e infelizmente não se possa queixar.
E no fundo é que o todos fazemos: vamos andando sem saber para onde...
silvya
.