domingo, 16 de outubro de 2011

A lata deles!....

 Recebi este mail, que me apetece partilhar aqui:


Estes são alguns dos indivíduos que vão rotineiramente à televisão explicar aos portugueses a necessidade de sacrifícios e de redução de salários...


Administrador não executivo da Sonaecom, da Mota-Engil e do BPI, António Lobo Xavier auferiu 83 mil euros no ano passado (não está contemplado o salário na operadora de telecomunicações, já que não consta do relatório da empresa). Tendo estado presente em 22 encontros dos conselhos de administração destas empresas, o advogado ganhou, por reunião, mais de 3700 euros.

O ex-vice presidente do PSD José Pedro Aguiar-Branco e agora ministro da defesa é outro dos "campeões"dos cargos nas cotadas nacionais. O advogado é presidente da mesa da Semapa (que não divulga o salário do advogado),da Portucel e da Impresa, entre vários outros cargos. Por duas AG em 2009, Aguiar-Branco recebeu 8 080 euros, ou seja, 4 040 por reunião.


Segue-se António Nogueira Leite, que é administrador não executivo na Brisa, EDP Renováveis e Reditus, entre outros cargos. O economista recebeu 193 mil euros, estando presente em 36 encontros destas companhias. O que corresponde a mais de 5 300 euros por reunião.


O segundo mais bem pago por reunião é João Vieira Castro. O advogado recebeu, em 2009, 45 mil euros por apenas quatro reuniões, já que é presidente da mesa da assembleia geral do BPI, da Jerónimo Martins, da Sonaecom e da Sonae Indústria



Proença de Carvalho é o responsável com mais cargos entre os administradores não executivos das companhias do PSI-20, e também o mais bem pago. O advogado é presidente do conselho de administração da Zon, é membro da comissão de remunerações do BES, vice-presidente da mesa da assembleia geral da CGD e presidente da mesa na Galp Energia. E estes são apenas os cargos em empresas cotadas, já que Proença de Carvalho desempenha funções semelhantes em mais de 30 empresas. Considerando apenas estas quatro empresas (já que só é possível saber a remuneração em empresas cotadas em bolsa), o advogado recebeu 252 mil euros. Tendo em conta que esteve presente em 16 reuniões, Proença de Carvalho recebeu, em média e em 2009, 15,8 mil euros por reunião.
.................
Embora não desempenhem cargos de gestão, os administradores são bem pagos. 
Por cada reunião do conselho de administração das cotadas do PSI--20, os administradores não executivos - ou seja, sem funções de gestão - receberam 7427 euros. Segundo contas feitas pelo DN, tendo em conta os responsáveis que ocupam mais cargos deste tipo, esta foi a média de salário obtido em 2009. Daniel Proença de Carvalho, António Nogueira Leite, José Pedro Aguiar-Branco, António Lobo Xavier e João Vieira Castro são os "campeões" deste tipo de funções nas cotadas, sendo que o salário varia conforme as empresas em que trabalham.


Podemos retirar daqui as conclusões que entendermos. Mas aceitar destes senhores comentadores de tv, que vão lá ganhar (mais) dinheiro para nos convencerem da necessidade de sacrifícios, a nós, quando eles mantêm as mordomias que se estão a ver, isso é demais.
Na manifestação de ontem, entre vários cartazes com muito humor, fixei um sério, muito sério. Dizia mais ou menos «Quando nos tiram tudo e já não temos nada a perder, então tudo é possível»
É nisso que os senhores das Agências e da troika deveriam pensar. Quando se aperta demais, é perigoso para eles, porque se não há nada a perder, então ...

Pé-de-Cereja

3 comentários:

Mary disse...

também recebi um mail parecido e divulguei-o.
Claro que isto é pouco mas fazer esses senhores perderem o seu crédito, era uma boa coisa. O ar paternalista com que vêm dizer que «tem de ser» por isto e aquilo, apetece largar à chapada!

Mary disse...

É giro como a função pública é o bode expiatório, e aí tudo fala em coro!!! Ainda ontem o Coelho lá veio com aquela de que se ganha mais do que no privado, EM MÉDIA! Para a média deve entrar os grandes ordenados, o que só reforça a injustiça.
Li no público um comentário que fiz copy/paste:
Não são indignados da função publica!!! Será que o aumento brutal do IVA é só para os da Função Pública??? E os cortes no IRS???? Não é para os privados tb??? E trabalhar mais horas não significa receber menos por hora, isto é só aplicado nos privados????? O aumento dos medicamentos é só para os funcionários publicos pois são os unicos que adoeçem???? E as taxas bancárias a subirem é só para os filhos dos funcionários publicos???? Os dos privados não querem comprar casa???? E o preço dos combustiveis é só para os funcionários publicos???? Para dar lucros fabulosos à GALP (Já viu quem são os administradores e quanto ganham??) Andem de autocarro, dirá, pois tem razão, e já viu o que aumentaram nos ultimos tempos e quanto mais vão subir??? Ou só os passes dos Funcionários publicos é que ...
falta o resto, mas não consegui ler.

cereja disse...

Olá Mary!
Pois é.
Ele tenta passar a ideia de que é a função pública que desestabiliza as finanças. E há muita coisa a cortar, realmente, mas não é nos salários de todos! Que experimente cortar nas regalias dos deputados e ex-presidentes da República (nem falo nos ordenados, falo nos extras!!!); nos Institutos Públicos e Fundações Públicas para onde vão os ex-qualquer-coisa que não podem baixar de estatuto; as senhas de presença nas reuniões; os carros de grande luxo e motoristas com centenas de horas extraordinárias - a fazer o quê? - para os grandes senhores; impedir de facto a acumulação de salários e de reformas, etc, etc...