segunda-feira, 25 de outubro de 2010

...verdade? ou imagem?


«Uma imagem vale mais do que mil palavras» diz a tal sabedoria chinesa.
Muitos de nós acreditamos nisso, uma vez que se pode mentir com a maior facilidade (quem nunca o faz?) e quando se vê uma imagem tal transporta uma grande força de veracidade. «Vi, com os meus próprios olhos!» é um argumento que costuma ‘arrumar’ com algumas discussões.
Por outro lado, mentir é facílimo. Mentir «bem», de modo a não ser apanhado, é que nem sempre é fácil.  Lembro-me de um jogo-cantilena, de quando era criança, que não me lembro como começava mas a cantilena era «mentes tu! porquê, onde estavas tu? estava em casa de X. Mentes tu! (dizia o X) porquê, onde estavas tu? estava em casa do R. mentes tu, dizia o R... » etc e hoje quando oiço certos debates entre políticos de cores semelhantes parece mesmo que estou a ouvir «mentes tu!»
Mas o certo é que é das noções que mais me faz pensar e ter dívidas, essa tal da ‘verdade’. O que é "isso"? Lembro-me muitas vezes das conversas que tinha com o meu filho quando era mais novo e muito fundamentalista nessa coisa das verdades e mentiras.« –Oh mãe, o sr. que diz o tempo é mentiroso; disse que ia fazer sol e está a chover!» «Não, não é mentiroso, enganou-se. Uma pessoa pode enganar-se….»
E daqui partem muitos conceitos que são difíceis para as crianças e até para certos adultos. A mentira é uma falta consciente à verdade. Tendo conhecimento de um facto, afirma-se outra coisa sabendo que isso é falso.
E depois existem as variadíssimas qualidades de não-verdades! Omitir uma coisa, por exemplo. A mentira-social: Negar ou afirmar algo, para não magoar alguém, é mentira?
Mas comecei a falar nas imagens que, coitadinhas, não têm muita culpa, porque afinal são mesmo o que mais se pode manipular.
Os intervalos em tv, são como sabemos enooormes, e recheados de anúncios. Alguns muito bem feitos, outros nem por isso, mas há algum que não seja mentiroso? Basta o modo como aquilo que se quer vender é fotografado, por outro lado a facilidade de aplicação do material, o aspecto felicíssimo de quem os utiliza, etc.
Já viram os lindíssimos carros que deslizam em estradas onde não se vê mais nenhum?! Claro que são bonitos, que andam bem, que são cómodos, mas gostaria de ver uma filmagem dessas belezas na IC19 pelas 18, 19 horas. Isso sim.
Mentiras? Huuummm...
Mas lá que não acredito nas imagens, isso é certo.
São umas grandes mentirosas!!!
Pé de Cereja

6 comentários:

Anónimo disse...

Ah! Eu também não acredito! As fotos que meu marido tira de mim são sempre enganosas. Eu nào sou tão feia daquele jeito! :)

Mas, falando sério, o interessante é que todo mundo "sabe" o quanto as propagandas tem de mentirosas, ou sedutoras, apresentando sempre sua melhor face. Mesmo assim, avaliamos se vale a pena comprar ou nào.

Entretanto, quando uma imagem de uma situação real, um instante é flagrado, isso nos deixa com a pulga atrás da orelha. Acho que todos já vimos cenas de políticos em situações, caras e bocas, que por si só seriam situações constrangedoras, capturadas por fotógrafos que souberam "roubar" este micromomento. E a partir disso nosso cérebro trabalha não mais com o contexto, mas com a imagem. É uma desconstrução perigosa, né não?

beijocas e boa semana!

Anónimo disse...

Bem visto, cerejinha!
Essa confiança que se teria quando apareceram as primeiras máquinas fotográficas, 'já era'! Agora até pelo contrário, com os photoshops e coisas dessas nem se sabe que é que se vê...
De resto quanto ao que se DIZ, isso depende da credulidade de cada um. Há quem seja desconfiado por natureza, mas também não faz bem nenhum andar à descoberta do que é verdade, do que é exagero ou do que é mentira descarada!

Claro que não se está aqui a falar de política... :)

Anónimo disse...

Não sei porque não consigo entrar como seguidor?! Diz que não sei quê too large process???????
Mas que raio?!

cereja disse...

Pois é exactamente o que eu queria dizer!
Não se diz também que «quem vê caras não vê corações?» Nunca simpatizei com esse 'absolutismo' da tal dita imagem! (que pode ser uma grande mentirosa)

Olha King, eu cá não sei porque não apareces como «seguidor». Já houve quem se queixasse eu quis fazer uma experiências e o cómico é que apareci eu própria como «seguidora» e depois não consegui apagar!! lol!!!

Joaninha disse...

Sabem que parece o «ovo de Colombo» mas muita gente ainda cai.
Até mesmo nos anúncios...
:)

cereja disse...

Sobretudo nos anúncios, Joaninha.
É de largar a rir a indignação que às vezes se mostra, quando o produto que compramos é bem diferente do que se via na TV!!! Sobretudo muito mais pequenino.... (estou a pensar nas comidas)