domingo, 10 de julho de 2016

As mentiras convincentes


De vez em quando volto a este tema porque me revolta imenso, a manipulação descarada encoberta, que pode ser feita por qualquer um, de um vídeo ou uma foto, e é de uma profunda maldade porque joga com a inocência de quem não concebe estes 'jogos', nem consegue imaginar que  o que seja manipulado, e perde a fé em muitos valores que estão correctíssimos.
Claro que actualmente andamos muito mais desconfiados do que os nossos avós ou bisavós. Recordo ainda (há muitos anos, é certo) usar-se como argumento «foi assim foi! olha que até veio no jornal!» o que dito hoje em dia era revelador de uma inocência que absolutamente ninguém tem.
Ou seja, ninguém no seu perfeito juizo acredita seja no que for porque-veio-no-jornal... Mas já aquilo que «vê» na televisão, hmmmm... hmmmm... é diferente. Pois se viu...? Mesmo assim, pode haver desmentidos, esclarecimentos, uma outra estação de tv levantar a discussão. Mas quando uma coisa aparece na net, é divulgada por fws nos emails, nas redes sociais, 'partilhada' por todos os meios, desafia com sucesso o contraditório. Foi visto uma vez e acreditou-se e só por muito acaso se vê mais tarde o desmentido.
Revoltante!


A imagem que foi colocada como se pertencesse a um imigrante actual em Calais, foi tirada há uns 3 anosna Austrália. A teeshirt em causa, pode comprar-se por aí, e é uma gracinha (parva!) de gabarolice machista tipo 'eu-sou-tão-sedutor-que-apanho-todas-as-mulheres'. Descontextualizada a imagem, dá para sugerir que os bandos de imigrantes são uns violadores e gabam-se disso!




E quem viu não vai procurar saber mais nada... Viu, está visto!

Cereja



Sem comentários: