quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Mais uma vez a comida

Tinha prometido a mim mesma não voltar a falar de novo nas questões da alimentação (já me enjoa...) mas torna-se difícil, não sou eu que vou atrás do tema é ele que me persegue... Da comunicação social nas suas diversas formas, às redes sociais, somos constantemente metralhados com o raio do tema. Mal comparado, a ânsia de conversão de alguns fundamentalistas alimentares só me lembra a pegajosice  das 'testemunhas de jeová' que nos batem à porta ou nos abordam nas esquinas insistindo na bondade da sua mensagem. 
Desta vez é aquela coisa, a tal lenda urbana dos malefícios do leite. No facebook gozava-se com um cartaz onde se falava em 'soy milk' perguntando, com graça, se seria o leite espanhol a apresentar-se. Nos comentários lá apareceram os inimigos-do-leite, com o conhecido argumento cheque-mate: só o homem bebe leite em adulto, mais nenhum mamífero o faz, QED ... faz mal!
Óvalhamedeus!
Essa prova (?!) tão repetida deixa-me sempre atónita, até por vir muitas vezes de vozes cultas. O homem da actualidade, é diferente de todos os outros animais. A verdade é que, se quando desceu das árvores e começou a andar na vertical apoiado nas patas traseiras ainda seria herbívoro, desde há milénios que se tornou um omnívoro aliás acompanhado de muitos outros animais!

E, mais ainda, para além dessa esquisitice de ser o único que bebe leite em crescido, também é o único que cozinha os seus alimentos!!! E bebe líquidos fermentados. E... e... e...
Pois é, o ser humano é único. Felizmente.
Come de tudo, sim senhor. Bebe leite se quiser. Aliás também nenhum mamífero adulto come iogurte ou queijo porque não o sabe fazer. E já agora também nenhum mamífero adulto bebe leite de soja ou come tofu...
Vi ontem um episódio antigo de uma série de tv. Às tantas um pai a querer ser simpático com uma filha jovem adulta e o seu namorado convida-os a ir comer um «pato à Pekin». O olhar com que foi recebido o convite, de espanto e desdém, era fabuloso e acompanhado da resposta «Pai!!! Nós somos vegan!!!» num tom superior. No desenrolar do episódio o namorado, que era um dealer, acabava morto num tiroteio com um bando rival, e a rapariga também matava alguém, em defesa é certo mas por causa do negócio de droga...Achei graça. Princípios elevados na alimentação, não comiam carne, nem peixe, nem ovos, nem leite, nem mel, nem... mas consumiam e vendiam droga, e até não se faziam esquisitos para matar pessoas!


Claro que não tiro nenhuma conclusão parva, uma coisa não tem a ver com outra. Mas, achei graça, pronto!


O leite-creme leva leite...
Mas é tão bom, não é? 

Cereja

 

Sem comentários: