terça-feira, 17 de novembro de 2015

Os do «contra»tudo, sempre, sempre, sempre!


Uma antiga poesia que aprendi em criança, história imaginada por La Fontaine mas adaptada a português, lembro-me de que começava «O mundo ralha de tudo / tenha ou não tenha razão / vou contar-vos uma história / em prova desta asserção» (a memória de criança é óptima...) e depois contava de como um avô, o neto e um burro, foram sempre criticados fosse como fosse o modo como usavam ou não o burro...
Continua actualíssima!
Encontrei por acaso o boneco, que recorda que cento e muitos anos depois, monte-se o burro, vá-se a pé, ou leve-se ao colo, há sempre alguém para considerar que é um erro.
É cansativo.
É irritante.
E numa era onde muita gente participa em redes sociais, mesmo quando não se está muito dependente delas, essa crítica constante e permanente, ainda é pior. Se o grupo que nos lê é grande (felizmente não é o meu caso, que sou muito prudente e um tanto selectiva a quem abro a porta) é vulgar «desamigarem-se» pessoas por choque frontal de opiniões. Mas se faz todo o sentido receber críticas de gente religiosa se se é ateu, ou de activistas de direita se nos mostramos de esquerda, já é inesperado algumas críticas violentas muitas vezes, de quem em teoria está perto das nossas ideias.

Falo das redes sociais porque é um símbolo que todos conhecemos, mas claro que isso se vê por todo o lado, quando há um agrupamento de pessoas a conversar e se deu um acontecimento recente com algum impacto. Uns criticam por uma coisa, outros por outra, outros por outra. No campo da política isso então é um fogo de artifício...! O facto de pela primeira vez a Esquerda em Portugal ter conseguido unir-se em pontos básicos, se foi criticado pela Direita ela estava no seu papel, mas tanta crítica vinda da própria esquerda é cansativo. Claro que se queria mais. É poucochinho? Pois é. Mas não se diz que um grande caminho começa por um pequeno passo?! Eu posso desejar viajar num super-rápido TGV mas não vou ficar à espera que se construa a linha, vou mas é a pé por agora.

Cereja

Sem comentários: