sábado, 7 de novembro de 2015

Acordaram finalmente!


É uma emoção!
Até agora parecia que a Direita tinha o exclusivo de se saber unir quando queria uma coisa. E faziam-no muito bem! Temos assistido às mais variadas Alianças ("Democráticas" e não só...) ao longo destes 40 anos pós fascismo. E a verdade verdadinha, não era nenhuma lenda, era um facto, é que a nossa Esquerda era perita em divisões! Já não digo apenas que não se unia, que não fazia pontes, pelo contrário tinha uma grande apetência para se dividir cada vez mais. Parecia uma fatalidade.


Estes dias, depois do balde de água fria do resultado eleitoral, quando se começou por imaginar que tudo estava perdido, que a Direita Unida mais uma vez ia governar, deu-se o «milagre da unidade»!!! Pela primeira vez desde de Abril, os partidos da Esquerda e a actual Direcção do PS, encontraram a ponte entre si para fazer-a-passagem-para-a-outra-margem.
Desta vez conseguiram pôr o interesse imediato e urgente dos portugueses mais desfavorecidos à frente de princípios muito importantes e sérios, de que certamente não abdicarão, mas podem ficar temporariamente em reserva para dar lugar ao que é bem urgente - travar esta queda constante na nossa qualidade de vida.
Se calhar, não se vai ver muito bem logo os ganhos. Consigo imaginar que, como não se trata de uma revolução, os benefícios deste acordo não são muito vistosos. Mas acredito que com a união destas vontades a queda pelo plano inclinado que parecia imparável, pode ser travada.
Já é bom!
Começarmos a não cair mais. Depois disso, sim, começar-se então a subir. 


É isso que eu espero.
Acordar! Palavra importante, quer no sentido de fazer um acordo, quer no sentido de despertar.
Parece que finalmente se acordou!!!



Cereja

3 comentários:

méri disse...

Finalmente! Dizes bem.
É uma esperança de que a cabeça das pessoas comecem a raciocinar em democracia verdadeiramente.
Poderia dizer que "foi uma lança em África". Parece-me que há uma mudança já sem retorno e isso é muito bom!

cereja disse...

Claro que o caminho é dificílimo, as dificuldades que se têm de ultrapassar gigantescas, mas este passo foi formidável! Como dizes é uma «mudança sem retorno» por ser uma mudança de mentalidades e o desfazer de um mito que tem sido propagado até ao enjoo... Hoje viu-se que afinal a nossa esquerda é capaz de cerrar fileiras e deixar entre parêntesis - o que não quer dizer desistir! - outras reivindicações também importantes mas menos urgentes.

saltapocinhas disse...

A esperança em coisas melhores é boa e faz bem.