quarta-feira, 29 de maio de 2013

Vemos o que nos convém ver


Cada vez parece mais que vivemos em vários níveis de realidade. 
Não devia estranhar porque se calhar sempre assim foi. A realidade vivida pelo escravo não tinha nada a ver com o mundo do seu dono, ou o mundo feminino não  é  era  o mundo dos homens, assim como a vida aos olhos das crianças não é a que os adultos vêem. Mas é impressionante reparar que pelo menos hoje em dia, em Portugal, podem existir tantas diferenças de perspectiva entre cidadãos adultos. E afinal basta mudar a perspectiva de trabalhador, consumidor, para a de patrão ou gestor. Muito interessante.
E reparei nisto mais uma vez, a propósito da EDP.
Uma notícia, diz-nos que
 Não nos surpreende. Afinal, todos pagamos as contas ao fim do mês e tínhamos reparado. A factura que se paga pela electricidade é enorme e por mais que procure gastar menos a coisa parece não ter grande efeito para diminuir esse valor.  Depois, quase em simultâneo lemos a interessante opinião do Mexias que diz que não senhor, é mentira, o que subiu muito foi a água, combustíveis, gás, mas a electricidade não. E mais diz: " se não tivermos em consideração os impostos, a electricidade em Portugal é mais barata".
É a visão dele. A visão do consumidor de um bem para o qual quase não tem escolha (que os fornecedores estão unidos entre si) é a factura que tem de pagar. Se para além do produto electricidade, ou gás ou água, paga também taxas e impostos que quase duplicam a conta, isso é irrelevante. Sabem que para ter aquele produto têm de pagar uma quantia importante. E que isso tem subido na proporção em que o seu salário tem baixado. E é essa imagem que conta.
 

 imagem daqui

Pé-de-Cereja

5 comentários:

Anónimo disse...

Talvez ele tenha razão e sejam sobretudo as taxas e impostos que tornem isto tão pesado, mas temos de articular os custos com os nossos ordenados. Se ganho 4 vezes menos do que muitos europeus e pago o mesmo pela electricidade, é óbvio que algo está mal.

Anónimo disse...

E outra coisa, por mais que se queira poupar a diferença é irrisória. Essa coisa das lâmpadas ou desligar os pilotos, poupa-se um euro por ano??! No outro dia vi umas contas dessas e tínhamos que multiplicar por 12 para chegar a ser qualquer coisa...

Anónimo disse...

Partamos do princípio de que a eletricidade até não é cara, nem subiu(!!!)e como é que, sem lucros significativos consegue o Mexia ter um salário de 150 000€/mês?

















cereja disse...

Olá amigos!!!
Anónimo das 12:22: Aí é que está o busílis. Não interessa comparar com outros países só um dos lados da questão.

Anónimo das 12:26 - tens um pouco de razão, mas só um pouco. pelo que sei, de facto as coisas em stand-by ou lá como se chama, consomem mais do que se imagina... E é um gasto perfeitamente inútil. Contudo, tens razão em que é ainda uma economia pequena, não é por aí que diminui muito a nossa conta!

Anónimo da 00:26 - É interessante, isso não é? Milagres! ;)

snowgaze disse...

Gosto muito da imagem que escolheste para ilustrar o texto.:)