sexta-feira, 24 de maio de 2013

Resmunguices sobre independência

Ontem fui capaz de fazer sozinha uma coisa que sempre tinha pedido para ma fazerem. E até costumo pago para isso, é claro.
Fiquei contente. Orgulhosa de mim. E a partir daí pensei em várias coisas relacionadas com a educação:
Sabemos que a raça humana é aquela onde o indivíduo leva mais tempo a amadurecer, a chegar a adulto, a ser independente. A maioria dos animais depois de uma pequena fracção do seu tempo de vida, deixa de precisar dos pais. Anda, voa, nada, encontra comida, defende-se, ataca... O ser humano não. Vai precisar de muito tempo até estar de facto autónomo e independente. Quase um quarto da  sua vida!
E é essa a função dos pais. Gerar uma criança e dá-la à luz é importante, mas ensiná-la a sobreviver sozinho é ainda mais importante.
E eu encontro muito, muitíssimo, pais que adoram os filhos e muito receosos de que algo lhes aconteça  os poupam à aprendizagem da vida. Fazem tudo em vez deles, dão-lhes o peixe já cozinhado e sem espinhas, não a cana de pesca.
Ensinaram a andar, a falar, a comer pela sua mão, a ir à sanita. Até os mandam à escola. Mas a mãe dá-lhes banho, veste-os, ata-lhe os atacadores, corta-lhe a comida aos bocadinhos. Não arriscam nada, não experimentam o fracasso, a protecção é total. O mundo é perigoso, está bem. Mas a selva também é perigosa para os que lá vivem e os animais mais fracos sabem fugir, esconder-se, defenderem-se... Eu cada vez vejo mais meninos que vivem em casa como no hotel, a cama aparece feita, as coisas arrumadas, a comida na mesa, a loiça e a roupa lavadas, e isso é tão normal como abrir a torneira e sair água. Meninos? Muitos já o foram, mas passaram a adolescentes, a jovens adultos. E não sabem - nem querem saber - desses 'pormenores'. Nem o preço dessas coisas comezinhas como o pão ou o leite. Alguém o põe na mesa, como se nascesse em cima da toalha.
Sou uma chata com isto, mas considero que ser um erro de educação cada vez mais generalizado. E, naturalmente, se eles não sabem fazer ou fazem mal as tarefas mais corriqueiras, muito menos aquelas que pedem algum conhecimento. Cozer a roupa, fazer sopa, pequenas bricolages, são mundos desconhecidos. E o caso é que se, ou quando, falha o apoio familiar é um desastre. Perde-se, no mínimo, muita qualidade de vida.
Falo por vezes com mães a quem aconselho que 'soltem as crianças', peçam-lhes que vão fazer pequenas compras para casa, responsabilizem-nos por tarefas comuns, não ocultem os seus erros. Tudo isso é uma aprendizagem que lhes vai servir no futuro. Aprenderem a ser independentes, não precisarem do suporte dos outros.  Afinal a generosidade destes pais é enorme mas estão a roubar-lhe um bem muito valioso - o prazer de saber que são capazes
O tal prazer que eu senti ontem!



Pé-de-Cereja

6 comentários:

Anónimo disse...

Vim aqui através do facebook... Os comentários aparecem de uma forma diferente, não sei se vai ficar :)
Achei muito interessante o modo como isto foi exposto. Apesar de pensar o mesmo, nunca tinha visto que é uma falta de independência e autonomia. Afinal até é!

Anónimo disse...

E agora vou espreitar os outros posts de "educação". Porque tinha pensado que era "educação" no sentido escolar, mas já vi que não é isso.

meri disse...

Muito gosto destes teus postais :)
as fotos são lindas.

cereja disse...

Caríssimo anónimo, espero que aprendas o caminho! :D
Para o caso de voltares pode ser aparecer um nome (ou nick)se se escrever no local onde diz Nome/url. É não ligar ao url.

cereja disse...

Pois é Méri, de vez em quando dá-me para deixar estas sentenças...
As fotos são da net, é claro, mas achei sugestivas. Dantes dizia-se "o trabalho do menino é pouco mas quem o perde é louco", e o aprender a fazer para mim é fundamental.

Joaninha disse...

Estou como a Méri, gosto especialmente deste tipo de posts! É difícil encontrar o pnto certo entre o desejo de proteger e facilitar e o ensinar competências para o futuro (ou presente)
Neste caso específico, eu sei que também não sabem eles próprios. Ou seja já os actuais avós não os ensinaram!!!!