sábado, 25 de maio de 2013

A linha que separa Arte Urbana de Vandalismo

Li esta manhã uma notícia que me remeteu para  para outra e esta veio recordar  ainda outra. 
Complicado isto.
Pintar nas paredes não é de agora, muito pelo contrário. Os murais que são uma magnífica forma de arte, já existiam na antiguidade. E houve famosos pintores de murais. Mas...
A verdade é que desde que inventaram a lata de spray para a tinta, tudo levou uma grande volta. Quando eu era criança, se me desse na cabeça pintar uma coisa num muro tinha de arranjar um pincel e uma lata de tinta - que se podia entornar e era tudo prejuízo. E era  caro! Quando muito escrevia-se na parede com carvão, mas nada que se compare com o que aconteceu com o advento destas técnicas modernas. Muito prático, permite que grupos à compita entre si, muitas vezes com uns copos ou uns fumos a mais, entrem em roda livre e, de lata em punho, caiam em pleno vandalismo. Muitas vezes preciso de sinais de trânsito, placas informativas, monitores de multibanco mas vejo-os inutilizados por pinturas. Outras vezes vejo prédios acabadinhos de pintar, já irreconhecíveis por pinchagens grosseiras e feias. E caixotes de lixo. E cabines telefónicas. E janelas de comboios. 
É certo que há a outra faceta da moeda. Os graffiters que desenham mesmo a sério. Que deixam paineis que merecem respeito, que devem ser preservados. E isso é o que é complicado, porque um anti-graffiter possuído de raiva já não distingue nada e se começa a limpar leva tudo a eito, mesmo o que que se trate de um trabalho bom e interessante.
Mas a questão é mesmo separar as águas. Onde termina a pintura e começa o vandalismo...? Porque, sejamos francos, 90% do que se vê é vandalismo puro e simples!!! 
Será que os que percebem da coisa, não poderiam dar umas aulas, em atl por exemplo, para mostrar como-é-que-se-faz?... E, sobretudo, como e onde é que NÃO SE FAZ.



4 comentários:

Joaninha disse...

Oooooh, Cereja abandonada! Escreveste isto já ontem e ninguém ainda comentou.... snifff...
BOM DIA! E bom domingo :))))
...........
esta coisa tem algo a ver com o ser do nosso tempo, é claro, mas não só! O vandalismo (e é o que é!!!) é uma enorme falta de civismo. O pintas estupidamente sinais, letreiros, vidros, paineis informativos, é obviamente um crime - um pequeno crime, mas é. Imaginam que têm graça. E estão a prejudicar pessoas que não têm culpa nenhuma. As janelas dos comboios por exemplo. As carruagens ficam escuras, naõ se consegue ver lá para fóra, nem de fóra para dentro. Uma estupidez!!!

cereja disse...

Pois é Joaninha, tenho muito menos visitas, mas que se há-de fazer... sniff... snifff...
De qualquer modo, como faço uma chamada lá no facebook, tive por lá quem dissesse coisas :)
Se houvesse mais fiscalização e o castigo dos "pintadores" fosse depois limparem as porcarias que fazem, talvez lhes moderasse os excessos!

fj disse...

Aulas? Isto é t+ao subjetivo...fj

cereja disse...

Eu estava a brincar, fj! Claro que é completamente subjectivo. :D
mas como escrevi que ensinassem "como se faz" mas sobretudo "onde" se faz, estava a querer dizer, que por um lado poderiam melhorar a 'técnica' porque muitas vezes aquilo é apenas uma borrada, e sobretudo com o ONDE eu sugeria que poderiam aprender que há locais onde é completamente incívico pintar seja o que for.