segunda-feira, 27 de maio de 2013

Obsessivo-compulsiva?

características (?) defeitos (?) enfim certos aspectos-do-nosso-comportamento que saem fora do padrão da 'normalidade' e parecem perfeita maluquice a quem está de fóra. Claro, há coisas que são mesmo patológicas como a acumulação compulsiva, a disposofobia que implica não conseguir deitar nada para o lixo, ou o oposto quando o excesso de arrumação e limpeza pode ser também uma doença, uma neurose obsessiva-compulsiva. Nas pessoas "normais" (?) estas facetas podem existir em doses suaves. Gente mais desarrumada, ou demasiado arranjada, que gostam de tudo muito limpo, ou se sentem mais confortáveis com alguma confusão.
Confesso que eu alinho pelo campo da "arrumadinha". Não me sinto bem com as coisas muito tempo fóra do lugar, e chateio um pouco [acho que é só um pouco] quem vive comigo. As minhas gavetas andam arrumadas, os cabides virados para o mesmo lado, as roupas ordenadas por cores ou por tamanhos. É muito fácil encontrar uma coisa cá em casa, porque há uma lógica. E embirro solenemente quando quem passa a ferro dobra os lençóis de qualquer maneira porque na prateleira caiem uns por cima dos outros, e quase sempre os desdobro e volto a dobrar. OK, sei que pode ser uma obsessão, mas sou assim :)
Contudo, afinal pode-se ser bem pior! Na excelente série Downton Abbey  havia um momento, no genérico, em que se assistia ao pormenor da cerimónia de pôr-a-mesa e o responsável por essa operação usava uma fita especial para verificar que a distância entre os talheres e os pratos era igual. Tinha de estar per-fei-to.

Mas era uma história passada quase há 100 anos. Qual não é o meu espanto quando há dias encontrei uma imagem, que mostra a colocação das chávenas de chá nas bancadas do parlamento nipónico, usando o mesmo método da fita. Ora então! E se a chávena ficasse uns centímetros desalinhada, mas que falta de respeito...!!!
 Fiquei animada. Afinal as minhas obsessões com as coisas alinhadas e certinhas ficam muuuito longe daquilo.
Sou normal!



Pé-de-Cereja

8 comentários:

snowgaze disse...

Os japoneses são muito peculiares nessas e noutras coisas. Um bocadinho obsessivos, diria eu. :)
Um bocadinho de arrumação não faz mal a ninguém, como tudo, com conta peso e medida.

Anónimo disse...

Achei graça a este post :)))
O que é isso dos cabides para o mesmo lado????

cereja disse...

Olá amigo anónimo :D
Olha é isto: os cabides tem sempre um gancho para pendurar no varão. Para mim faz mais sentido que a abertura desse gancho seja na direcção do fundo do armário ou parede. É um movimento mais natural. Mas admito que seja ao contrário que essa abertura seja na direcção de quem está a pendurar, o que embirro é que se ponha uns num sentido e outros noutro. Não dá jeito!

cereja disse...

Snowgase, não conheço nada dos japoneses a não ser por cinema :) Por acaso também tinha ideia de que eram um tanto obsessivos, mas sem nada para justificar essa ideia. Mas achei bastante engraçada a foto, e serviu para esta conversa de hoje.
É claro que não sou OBSESSIVAMENTE arrumada. Uma ligeira confusão dá às casas um ar de que estão habitadas! Detestaria viver num museu :D mas também detesto 50 coisas diferentes em cima do sofá, misturando roupa, livros, comida, escovas, medicamentos, telemóveis, facturas.... (como vejo muitas vezes!)

sem-nick disse...

Ahahahahah!!!
Medir a distância com uma fitinha??????
.........
Ó valhamedeus! :)))

cereja disse...

E agora uma brincadeira, vejam o vídeo (mas qualquer um pode fazer isto com uma cartolina, sem gastar dinheiro nenhum!) Com a vantagem de ficarem todas as teeshirts no mesmo tamanho ehehehe!!!

http://youtu.be/MkjQaYBvMpk

Joaninha disse...

ora bem, aqui temos um post bem disposto!!! os últimos andavam a ser muito críticos :D
olha mulher, cá eu acho que estou mesmo, mesmo no centro da coisa. Sou arrumada qb. Uma dessas casas dos "acumuladores" deve ser um pesadelo, o inferno na terra. Acho que morria! Mas o outro extremo também não é o meu estilo. Essa de ter uma fita para medir as distâncias... ahhhh, livra! A minha virtude está mesmo no meiozinho!

Joaninha disse...

Ah, é verdade segui o link do "dobra fácil", que loucura!!!!! :))))))