segunda-feira, 6 de maio de 2013

O dono da bola

Uma história que me contaram ontem veio relembrar uma dúvida que tenho: 
Há um "hábito" muito curioso na relação entre o Estado e quem trabalha com ele como independente. A pessoa faz o trabalho para que foi contratado e no final supõe-se que deverá receber a verba que foi ajustada para esse trabalho, mediante a qual passará o respectivo recibo. Pelo menos é o que é lógico. Se vou a uma loja fazer uma compra, entregam-me o produto perante o pagamento e, por ter pago, devo exigir depois que me passem uma factura, um recibo, não é?
Pois, mas quando a mercadoria é trabalho não é assim. Primeiro oferece-se a mercadoria. Depois de a ter recebido, usado, confirmado que está em condições, exigem uma factura um recibo em como se recebeu o dinheiro (que não se recebeu!). E algum (ou bastante) tempo depois lá se vem a receber o dinheiro correspondente ao recibo que já se passou...Estranho? Pode parecer mas para os inteligentes das secretarias isso é o normal. Para se poder ser pago por aquilo que já se fez, temos antes de mais nada assinar um documento em como ... já se foi pago!!!
Já há uns anos, aconteceu-me o caso interessante de ter pago IRS sobre uma quantia que ainda não tinha recebido nem vim a receber tão cedo, mas o imposto já lá cantava porque eu tinha passado o famoso recibo!!! 
Este esquema sempre me fez impressão, porque notava uma grande desconfiança em relação ao prestador do serviço que, pelos vistos poderia de má-fé dizer que não tinha recebido o seu pagamento, mas exigia uma confiança cega no patrão - pois também poderia acontecer que, de recibo na mão, fugisse ao pagamento afirmando já o ter feito... Mas são as normas que desde há muito regem os pagamentos que o Estado pratica.
Acontece que esse modelo agora se pratica em muitos sítios. O tempo pode ser curto,  até pode ser logo no dia seguinte, mas só se deposita o dinheiro na conta de quem passa um "recibo verde" se já está passado o recibo dessa quantia.
E ontem discutia-se à minha frente o caso de alguém que trabalhava para uma instituição privada, e muito interessante por sinal, mas que desde há 5 meses que ia passando os recibos sem que recebesse nadinha em troca! É certo que era um trabalho que só ocupava algumas horas por semana, não era em full-time nem era a única fonte de receita dessa pessoa, caso em que seria gravíssimo, mas não é isso que está em discussão, é a justiça de se passar um recibo antecipadamente. A declaração de uma mentira, que se recebeu X, quando isso não aconteceu.
Vejo sorrisos dizendo que não é importante. A mim parece-me que é. Como podemos ter confiança se a base é de mentira? Enfim, quem manda é o dono da bola...


Pé-de-cereja
 

5 comentários:

cereja disse...

Depois de ter escrito reparei que não tinha deixado a imagem que me tinha surgido. Era como se ao fazer a tal compra na loja, chegasse à caixa com o embrulho debaixo do braço e exigisse a factura. Depois ia para casa, usava o produto, via se gostava, se era bom, etc, e um mês depois voltava a passar por lá e pagava o custo do mesmo... Que tal?

Joaninha disse...

Já se sabe que é assim e toda a gente aceita.
É que a alternativa é (ou seria) dar esse trabalho a outra pessoa menos 'esquisita' ;(
Sei bem o que é. Quando nos queixamos ouvimos "não te rales; eles pagam sempre" Ah poizé, mesmo que seja um ano depois. E dizemos ao senhorio "espere um pouco porque já assinei um recibo devem estar quase a pagar-me"

fj disse...

É importantíssimo, sim! E então no estado! fj

cereja disse...

Também acho, FJ, quando me dizem que não tem importância, fico bem irritada. No estado é ainda mais grave e sobretudo porque serve de exemplo!!!
Mas há muitas coisas que o estado faz na base de que "é uma pessoa de bem" e portanto não precisa de garantias como os outros intervenientes. Por exemplo o seguro dos carros. Qualquer carro para poder circular tem de ter seguro, é a lei. A não ser que seja uma viatura do Estado! Para esses não há seguro.(ou não havia, no meu tempo)

cereja disse...

Também tiveste essa experiência, Joaninha? E não é irritante???