domingo, 28 de abril de 2013

Comodidades....

Há alguns dias tive visitas em casa. Amigas de há muitos, muitos anos. Que já vieram à minha casa dezenas (centenas?) de vezes é claro.
À saída, tarde, quando as acompanho à porta vejo com surpresa que uma das minhas amigas talvez já meio ensonada e de certeza bastante cansada se prepara, de dedo indicador esticado, para carregar na campainha do meu vizinho do meio.  "Espera!!"- bradei eu -"O que vais fazer?!" e, com um ar normalíssimo, ela responde "Então...? Vou chamar o elevador"
Entre gargalhadas aconselhei "Chama, chama, se ele viesse eu ficava-te muito grata!" - apesar de para descer não me fazer tanta falta. Porque o meu terceiro andar não tem elevador e ela está fartinha de o saber há anos. Aliás tinha subido a pé e tudo mas naquele momento isso passou-lhe, e aquele botão estava mesmo no sítio onde o fantasma do elevador devia estar.....
 E há também alguns electrodomésticos que, mesmo sendo relativamente modernos, se tornam completamente indispensáveis! Está neste caso o abençoado microondas. Vivi toda a minha vida até há cerca de 20 anos sem este adereço. E, como não o conhecia não lhe sentia a falta. Mas há dois dias o parvo do meu pifou. Deu-lhe qualquer coisinha má e deixou de trabalhar. Acende, roda, apita no fim, mas... não aquece. Grrrrrrr!
Já não está na garantia, creio eu,  mas queria ver se tem ainda arranjo. Contudo, com o fim-de-semana no meio, etc e tal, e depois o tempo que levar o arranjo (se tiver) a verdade é que tenho de me consolar com tudo à moda antiga. E é uma chatice. Banho-maria? Forno? Ai quem me acode que não tenho paciência.
Como é que era a vida quotidiana há 30 anos, alguém se lembra???




Pé-de-Cereja

6 comentários:

José Palmeiro disse...

Estas comodidades arrepiam-me.
Bom Dia, amiga!
Tens toda a razão na pergunta que deixas, "como era a nossa vida quotidiana há 30 anos"?
Esta voracidade capitalista tem destas coisas, de vez em quando, para além das inúmeras coisas más e inúteis que nos oferece, dá-nos uma ou outra de valor, como é o caso do micro-ondas.
Dou-te um conselho, mas informa-te primeiro, parece-me que "arranjar", não vale a pena, pois fica mais caro. Compra outro, baratinho, daqueles só para aquecer que é onde nós os utilizamos mais frequentemente.
Quanto à cena do elevador, acrescento ao rol das coisas que fazemos, quiçá pelo efeito "pavloviano". Não será?
Um beijinho e vai aquecer no fogão, pelo menos até amanhã a não ser que uma visita a uma dessas lojas que, até ao Domingo, estão abertas...

cereja disse...

Obrigada pela visita, meu "velho" amigo!!!
Já lá no facebook me deram esse conselho. Talvez valha mais comprar um novo. Mas eu gosto dos 'digitais' que marcam os segundos e tudo. Para aquecer coisas pequenas (uma chávena de café, por exemplo) tem de se ver os segundo... Eu uso imenso o microondas, dezenas de vezes por dia. Até faço lá doces e tudo - faço um pudim em 14 minutos que é igualzinho ao flan!!!
Um abraço, Zé Palmeiro :D

filipe guterres disse...

nunca leste nada sobre os malifícios do microondas? eu li há tempos e fiquei deveras assustado. agora evito o mais que posso. parece que esta coisa de bombardear com radiações os alimentos não lhes faz - e não nos faz - lá muito bem, antes bem pelo contrário.

cereja disse...

Olá Filipe, fico toda satisfeita que tenhas chegado até aqui. sejas bem aparecido!!!
Pois é. Já ouvi isso, mas não me assustou. Já ouvi a "contra-explicação" e concordei. Parece que pior até são os telemóveis e agente vai usando... Aliás grave, grave, são os acidentes de carro e a gente não voltou aos cavalos. Mas foste simpaticíssimo e agradeço sinceramente.

snowgaze disse...

Antigamente aquecia o leite de manhã numa canequinha, e nunca acertava na temperatura: ou saía quente demais, ou frio demais. Isto quando não me esquecia dele, e depois fervia e deitava por fora.
Também prefiro os digitais, o meu tem 17 anos e felizmente ainda não avariou. Com os analógicos não me entendo tão bem, eu gosto de precisão nestas coisas.
Acho engraçado que um electrodoméstico que usamos tão pouco (no meu caso, aquecer o leite com chocolate de manhã e por vezes alguns restos de comida) faça tanta falta quando não o temos. :)

cereja disse...

Snowgaze, olá!!!! ;)
Isto foi um desabafozinho é claro, gosto de brincar de vez em quando. Como disse ali na resposta ao Zé Palmeiro para além de aquecer a comida como toda a gente, até me dou ao luxo de cozinhar umas coisinhas. Mas sobretudo o pequeno almoço, é como dizes, acertar a temperatura do leite e do café é mesmo difícil (quando não de distraio e ele vem por fóra!) E deixar o almoço no prato para o meu filho aquecer?! Já foi para a loja e vamos ver se tem arranjo.
Eu até faço um cupcake (chamado aqui bolo de caneca) bem bom, em 3 minutos!!! Repara que 3 minutos é exactamente o tempo o fazer o chá!