segunda-feira, 15 de abril de 2013

Perspectiva(s)





Eu sei que não sou das piores.
Não sou mesmo nada das piores. Por feitio, e até por algum 'treino profissional', quando alguém me conta qualquer coisa eu procuro guardar a distância e tentar ser objectiva (mas o que é isso da objectividade quando se trata de afectos, não é?) e mesmo que me sinta solidária com o que me contam forçar-me a pensar que existe outra faceta para a mesma história que não é forçosamente errada.
Recentemente apanhei de enfiada, em poucos dias, com 3 situações que me (re)ensinaram que nunca se deve dizer nunca se deve dar como certo apenas uma versão de um facto. Ser juiz num tribunal deve ser a profissão mais arriscada do mundo!
Não é necessário contar as histórias que motivaram estes pensamentos. Uma pessoa a quem eu secretamente censurava mas afinal estava cheia de razão, outra que eu defendia mas...
Todos nós conhecemos e participamos em muitas histórias semelhantes, conflitos de namorados, questões de irmãos, vizinhos insuportáveis - no momento em que desabafam connosco a razão de quem se queixa entra pelos olhos a dentro mas se mais tarde ouvirmos o "outro lado"... hummm... afinal a coisa é mais complicada!
E, onde sei com toda a certeza que não posso ser imparcial e até é natural que seja injusta, é quando estou excessivamente próxima e a emoção baralha tudo. 
Exactamente como aqui o rinoceronte-pintor. Ele pinta exactamente o que vê. Aquilo é a pura da (sua) verdade.
... mesmo que seja apenas ele a ver daquela forma!

Pé-de-cereja   

6 comentários:

amidaca disse...

De facto esse é um risco que se corre sempre sempre que há várias versões de um acontecimento

cereja disse...

É mais quando há APENAS uma versão, Blabla :)
a) Estava com muita pena de uns inquilinos que... afinal não merecem tanta pena como isso.
b) Indignei-me com uma questão de uns amigos, mas... afinal não sabia tudo.
c) Estava com remorsos de não ter acedido a um pedido, mas afinal foi bem melhor assim.
d) Andei muito ralada com uma questão que não tinha importância nenhuma!
Etc...

fj disse...

Nem o próprio umbigo contempla! fj

cereja disse...

Pois é, FJ... ;D
Aliás é melhor não o querer contemplar ou ainda dá uma auto-marrada!!! :)

Joaninha disse...

Está talvez subentendido, mas não disseste uma coisa importante. (Aliás o boneco é isso mesmo) Quando estamos demasiado próximas de uma coisa fica tudo distorcido e a importância relativa fica alterada. Até acontece só vermos o que preocupa - o tal corno que açambarca tudo - e não se notar coisas tanto ou mais importantes!!!!

cereja disse...

Tens toda a razão, é claro, Joaninha!!! é o ponto mais importante, quando se está demasiado perto a nossa opinião não apenas é parcial, é até distorcida.