segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A mesquinhice de certa "economias"

Os senhores gestores do metro não andam de metro.
Eu sei que são senhores importantes, com muito que fazer, e que não podem perder o seu precioso e caro tempo, em transportes públicos. Mas... É uma pena que não possam avaliar ao vivo o impacto de certas medidas.
Há pouco tempo inaugurou-se o prolongamento da "linha vermelha" até ao aeroporto. Excelente. Passou a servir Moscavide onde vive imensa gente, Encarnação com talvez menos, e sobretudo ligou o Aeroporto com a cidade de Lisboa, o que é utilíssimo. A maioria das grandes cidades, com aeroportos distantes, têm ligações por comboios e nem se percebia como Lisboa não tinha esta via tão fácil. Eu fui das que aplaudi este melhoramento.
Gostei. Foram 3 estações que desanuviam os transportes. E houve quase unanimidade nos aplausos ao bom aspecto da estação do aeroporto. Estava bonita. Funcional, arejada, limpa, bem iluminada e decorada com gosto e com graça. Um bom «cartão de visita» para o turismo.
Passou-se pouco tempo, pouco mais de 2 meses e a estação continua bonita, limpa, bem iluminada mas e depois...? Alguém que desembarca de um avião traz bagagem, mesmo que seja apenas de cabina. Para aquela estação, ou aquela linha, as carruagens são normais o que tem de ser, mas saem com intervalos tão espaçados como em qualquer outra linha o que quer dizer que ficam rapidamente atafulhadas mesmo com poucos passageiros e os que não entram ficam a encher o cais até ao próximo comboio. Mas, enfim, se calhar não há solução ( quem não é gestora até imagina que a solução era fazer sair mais comboios diminuindo os intervalos)
Agora o que é de uma miopia grave é diminuir nessa linha as carruagens ao fim-de-semana! Essa medida de economia (!?) entrou em vigor no Metro já há uns tempos. Como o fim-de-semana tem vulgarmente menos movimento os comboios chegam com intervalos muitíssimo maiores e têm metade do tamanho. Aliás uma falta de respeito pelos utentes está no facto de nas estações com um único átrio o comboio ir estacionar no final do cais obrigando quem o quer apanhar a uma grande corrida completamente escusada porque bastava estacionar mais atrás!
Mas na 'linha vermelha'...!?!? No caminho de e para o aeroporto?! O turismo é por excelência uma actividade de lazer e faz-se sobretudo apanhando fins-de-semana. O espectáculo de grupos a carregar malas, correndo pelo cais fora, e lutando para entrar numa carruagem de metro, deita por terra o mérito de uma estação alegre, bem iluminada, moderna.
Economias.  E depois gasta-se em campanhas turísticas? Tenham dó!
  

(bem sei que esta imagem não é de cá, mas... podia ser!)

Pé-de-Cereja

2 comentários:

Joaninha disse...

Que coisa, perdi o velho hábito de passar por aqui todas as manhãs, e agora eveo que deixei uma entrada tua mais de um dia aqui pendurada, sem um like sequer!!!!!
:))
É claro que a frequência das linhas de metro tem altos e baixos, mas isso em todo o mundo. Eu tenho a sorte de ter viajado nessa vermelha sem grande dificuldade de um modo geral, pior é a azul, sempre a falhar e a verde que também circula com 3 carruagens a menos!!!!
...........
Como lembras, seria bem bom que os senhores administradores antes de fazerem os cortes, experimentassem na pele as nossas dificuldades!

cereja disse...

Joaninha minha velha amiga, o facto de ter deixado de ser tão regular faz com que tenha perdido as minhas visitas mais queridas... :(
Mea culpa!
...............
E o pior é que não posso remediar nada porque quem deixou de passar por aqui já não volta. Snifff...
Quanto ao que escrevi, é evidente que isto depende imenso das horas do dia e dos próprios dias da semana, ainda ontem fui e vim por esta famosa linha vermelha em carruagens cheias de espaço :D mas mantenho o que disse!