segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Preso por ter cão...


Todos nós nos lembramos de uma frase muito irritante que nos diziam quando éramos crianças:
«Claro que não podes! Tu tens 10 anos!!!» e pouco depois «Mas então o que é isto?! repara que tu tens 10 anos!!!» Muitas e muitas vezes esse argumento da idade que servia para justificar algo e o seu oposto era usado com uma pequena diferença de tempo... Eu ficava furiosa. 
Na nossa terra andamos muito habituados a ouvir uma resposta fatalista, dada em tom de fado menor, quando usamos o exemplo de alguma coisa bem feita por um outro país «Ah, mas não compares! Nós somos mais pequenos, é muito diferente» e, como isso é verdade quanto à área geográfica ou população, aceita-se a resposta.
Recentemente, a nossa maior preocupação tem sido a crise económica e suas consequências. Toda a gente dá a sua opinião, num frenesim de críticas, de conselhos, de avisos, de análises mal ou menos enjorcadas. Como exemplos fala-se na Grécia, na Espanha, e levamos as mãos à cabeça de aflição.
Mas às vezes há quem se lembre da Islândia.
Ah, pois, a Islândia. Também teve problemas graves.
 Mas quando nos lembramos de citar o exemplo da Islândia a cantiga muda: «Não podes comparar, é um país muito pequeno!»
Cá está a mesma conversa que me irritava quando era criança. O mesmo facto não pode ser usado para justificar duas coisas opostas!!!!  É uma terra pequena, é verdade. Tem um clima bem difícil ainda por cima. Umas crónicas recentes de um jornalista que lá passou uns tempos, mostra como se vive naquela terra de pouco sol. Mas... eles deram a volta às suas dificuldades.
Então e nós? Somos pequenos demais ou grandes de mais?
Não se atina com o tamanho certo, pelos vistos.
Ou com as decisões certas...




Pé-de-Cereja


3 comentários:

fj disse...

Grandes demais para ser pequenos,pequenos demais para ser grandes fj

cereja disse...

É isso, FJ, é mesmo isso!
Seremos de «meio tamanho»?

Joaninha disse...

É mesmo isso.
Somos pequeninos para umas coisas (e serve de desculpa para muito) mas já não dá quando comparados com pequenos e/mas eficientes países!