quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Encadeado de consequências

Tenho duas imagens em mente ao começar agora a escrever: ou 'efeito dominó' onde se imagina peças de dominó a caírem umas em seguidas às outras, ou 'bola de neve' onde uma  bolinha de neve começa a rolar no meio da neve e dentro em breve é uma enorme bola de neve... Há também a teoria do caos de que eu não percebo nada, mas fala no 'efeito borboleta'  uma borboleta que bata as asas no Japão  pode desencadear um tufão nos antípodas (?!)...
Bem, tudo isto me tem vindo à cabeça pela situação económica europeia e sobretudo portuguesa.
É tão chocante o efeito não apenas dominó, parece-me mais 'bola-de-neve' de todas esta terrível situação!
A crise económica.
Muitas vezes imagina-se "e se fosse eu?" e ficamos assustados apenas com pensar nisso, porque no fundo acreditamos que o nosso emprego é estável, ou que temos um belo curriculum, ou que a nossa profissão é indispensável. Mas muitas vezes tudo oscila nem sequer por ter acontecido a terrível catástrofe do desemprego, mas porque uma outra fonte de rendimento importante desapareceu.
Tenho acompanhado de perto a situação de uma grande amiga, reformada, com uma reforma que lhe daria para viver sem luxos embora lhe bastasse a ela. O filho, desempregado, complica muito a situação mas ainda ia dando para viver porque é pessoa muito poupada. Contudo, o seu rendimento para além da reforma era também o que recebia da renda de um apartamento, alugado por um preço que todos concordavam, incluindo os inquilinos, não ser caro.
Mas agora, a bola de neve começou a rolar ou a primeira peça do dominó a cair... A empresa onde trabalhava o inquilino faliu. Segunda peça do dominó, ele deixou de pagar a renda. Terceira peça do dominó, com o orçamento muito mais limitado ela vai ter de dizer à sra Maria  que lá ia passar a ferro que não a pode manter. Quarta peça do dominó, a sra Maria vai tirar os filhos do infantário. E imagino que o infantário tenha de despedir pessoal, etc, etc. 
É uma espiral do inferno.
E que nos anda a engolir a todos.



Vamos travar isto?

Pé-de-Cereja

3 comentários:

cereja disse...

Depois de ter escrito este post, dei conta desta terrível notícia:
www.tvi24.iol.pt/aa---videos---economia/espanha-fome-cruz-vermelha-fmi-economia-pobreza/1382417-5797.html
Fome em Espanha, a 2ª pior economia do mundo

Ou seja, aquilo que escrevi em cima é gratuito perante esta enormidade!

Joaninha disse...

Não sei se o teu post é gratuito, com franqueza não acho. Claro que são dimensões diferentes, mas cada coisa tem muito valor e dá a dimensão do que se está a viver!
De sublinhar que quem diz aquilo de Espanha é a Cruz Vermelha, não estamos perante um aproveitamento de uma força de extrema esquerda!!!!!!!

Bolas, a Cruz Vermelha!!!

saltapocinhas disse...

é mesmo assim que acontece, tal e qual!
umas coisas empurram as outras...
toda a gente sabe isso, menos quem nos "governa" que continua a achar que o bom é ganhar-se cada vez menos!