quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Mundos paralelos

Por fora parece tudo igual.
Para além da cabeça, tronco e membros, existe a posição erecta - deslocarem-se sobre os membros inferiores. E comunica-se pela fala, grande diferença dos outros animais. E usa-se roupa para cobrir o corpo. Definitivamente trata-se de seres humanos, e se olharmos com alguma atenção para pormenores vê-se tratar-se de seres humanos do século XXI e europeus. E raça branca. E estranhamente habitando o mesmo país (será?)
Mas não.
Não vivem no mesmo país. Não vivem sequer no mesmo Mundo. Uns nasceram em Vénus e outros em Marte pelos vistos.
Estou com estas considerações porque ontem as redes sociais foram agitadas com uma notícia de estarrecer: Contaram que em determinada escola  uma criança de 5 anos foi impedida de almoçar por haver atraso de pagamento da mensalidade por parte dos seus pais
É uma história sinistra. 
Que as regras sejam para cumprir, é óbvio. Que a directora tivesse motivo para considerar que tinha havido desleixo por parte dos pais, aceita-se.  Que estivesse irritada, admite-se. Tudo menos cortar deste modo a alimentação de uma aluna de 5 anos!!! Deixar uma criança sem almoço, e ao pé das que comiam?! Além da 'vergonha social' que aos 5 anos já se sente.... É um acto inqualificável seja qual for o ângulo por que seja encarado.
Ora, como se viu isto foi tema badalado nas redes sociais. E pasmei quando comecei a ler este comentário no facebook:  "Aconteceu-me o mesmo há mais de 20 anos" Ooooooh... Ai coitadinha, pensei eu. Aconteceu-lhe o mesmo! Ainda era pequenina e ficou, cheia de fome, a ver os colegas almoçarem por uma questão de dinheiro. Por acaso ainda me ocorreu que tivesse sido por castigo, em vez da sobremesa como por vezes se fazia, métodos pedagógicos agressivos, tiraram-lhe o almoço todo, qualquer coisa assim. E continuei a ler. "[...] quando estive internada na **** para tirar o apêndice" O quê?! Espera aí! Não estou a perceber nada. Continuei a ler. "Quando finalmente me tiraram o soro e me deixaram comer, fiquei tão contente que pedi um segundo iogurte. Responderam-me que tinha de o pagar à parte! E note-se que a diária na **** não são 5 tostões. Fiquei tão chocada que ainda hoje me lembro!"
Transcrevi ipsis verbis o que a senhora escreveu porque era público, só achei por bem ocultar o local e o nome dela.
Considerar-se O MESMO a situação de uma menina de 5 anos que não pode almoçar e fica a assistir ao almoço dos colegas, e uma adulta numa clínica privada que ao querer um segundo iogurte é informada que o deve pagar à parte, só mesmo em Mundos diferentes.
MUITO diferentes!


Pé-de-Cereja

4 comentários:

Joaninha disse...

Ainda não tem nenhum comentário :((( Deve ser da alteração das horas...
...........
(um aviso a quem passar por aqui: vale a pena aumentar o tamanho da imagem que é giríssima!!! mas em pequenino nem se percebe)
Claro que esta história vai dar polémica. Falo da história da menina que não almoçou, quem escreveu a notícia devia ter falado também com o "outro lado" apesar de eu achar que nada justifica a decisão.
Quanto á dama que teve de pagar á parte outro iogurte e acha que é o mesmo que não almoçar, isso é de rir para não chorara!!!!!!!

Joaninha disse...

Falei na alteração das horas porque antigamente escrevias sempre de manhã, que era quando eu passava por aqui...

cereja disse...

Pois é Joaninha, aqui o Cerejas também já não tem horas como os meninos que não vão para a cama.... :(
Eu ando bem menos ordenadinha, e troco muitas vezes o blog pelo facebook e o que dantes escrevia no Pópulo vai directamente para o face...
Aqui ficam já coisas em "segunda mão" :)))

cereja disse...

Ainda volto aqui aos comentários, porque nem de propósito, ontem a revista sábado publicou uma espécie de inquérito - dividido pelos diversos 'escalões de IRS' - onde se podia ler a resposta à pergunta "o que vai fazer para poupar dinheiro daqui para a frente". Encaixando na minha teoria de existirem 2 países em simultâneo, havia respostas que iam desde ver a tv às escuras para poupar a electricidade a um senhor, por exemplo, que diz comprar os tacos de golfe sem serem de marca ...
Assim vai o mundo!