quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Não percebo nada de números

É verdade: eu cá sou mais letras. Se falarmos de literatura estou à vontade (sem exageros, claro) ou de ciências sociais e também gosto e sei um bocadinho de arte, e... respeito muito a matemática, um pouco de longe. Aprendi matemática em pequenita embora ainda por vezes me socorra dos dedos :D mas uso pouco. Então quando se fala de economia, de finanças, de coisas dessas é para mim pior do que chinês. Sinto-me bloqueada!
Mas, li ainda há pouco aqui  um título que diz «Alemanha paga para colocar dívida (...)» e fiquei baralhada. Olha! Atão a Alemanha tem dívida?.... É que ando surda de tanto ouvir dizer que somos a vergonha dos nossos antepassados por termos dívidas, e até nem acreditei quando disseram que os EUA também têm e muuuuuito, mas muuuito maior do que a nossa, tadinha. E agora vejo em letras grandes que a Senhora Dona Alemanha, que quer ensinar como cada um deve governar a sua casa, também faz um leilão da sua dívida de quatro mil milhões de euros. Ena!
Mas quando digo que não entendo nada de números e menos ainda deste tamanho,  tem a ver com a tal Economia que é língua que não falo, é ao ver que por cá está tudo contente e animado porque nesse tal leilão, Portugal conseguiu vender mais dívida do que o previsto [....]  com uma taxa de juro implícita de 2,967 %, inferior à de 4,537 % suportada pelo Estado em Abril. E parece que foi bom. Mas depois leio «o Tesouro alemão colocou hoje mais de quatro mil milhões de euros de dívida  sido obrigado a prometer juros aos investidores, ainda que num valor quase residual: 0,06%.»  Ou seja nós pagamos quase 3 % e eles 0,06 %?!
É isso!
O erro é meu. Deve fazer todo o sentido eu é que não atino com números...



Pé-de-Cereja

6 comentários:

José Palmeiro disse...

Ora bem, eu estou assim como tu, só sei pagar.
Esta semana fui surpreendido, isto é, se ainda alguém se pode surpreender, com um convite das finanças para pagar um IUC de 2008, de um carro que foi dado em troca, num stand na compra de um outro em 2005. Paguei e fui telefonar para saber o porquê. Fiquei na mesma e sem possibilidades de reaver o que paguei, pois o tal stand, já faliu e, se calhar ainda recebeu para falir e ir enganando outros cidadãos, que, como eu, ainda acreditam nas pessoas...
Não sei fazer contas!!!

Joaninha disse...

Olha o Palmeiro da Sesta!!!! os amigos da emiéle, perdão da cereja, sempre se encontram!
São contas muuito especiais, porque uns são filhos e outros enteados.
Mas olha que é o mesmo princípio dos Bancos. Nós temos de pagar aqueles juros inacreditáveis e à cabeça (passamos os 1ºs anos dos empréstimos SÓ a pagar juros exorbitantes. e os Senhores Bancos são financiados como a gente sabe!!! é exactamente o mesmo princípio do leão. :(((

cereja disse...

Que bom, o meu amigo Zé Palmeiro 'acordou da sesta' :)))) e desceu aqui ao povoado. Fico muito satisfeita com esta visita.
E tens toda a razão, os erros das Finanças levam séculos a ser corrigidos (se é que são) os nossos são logo apanhados com coimas que não é nada para brincar. Isso de «descobrirem» um carro que não é teu há anos é espantoso!!!
Um abraço solidário.

cereja disse...

Exactamente Joaninha, mas cá eu também não entendo os juros dos Bancos!!! Eu chamava-lhes usura, mas parece que não, que aquilo é normal...

sem-nick disse...

Bom Dia José Palmeiro.
NÃO FOSTE O ÚNICO. :))
Muito bem acompanhado como se pode ler aqui:
http://publico.pt/1563854

O que me parece é que foste um pouco ingénuo em ter pago. Se não se pagar o que pode acontecer? Ficares sem o carro? Mas ele já não é teu!!!! A verdade é que com este «engano inocente» há muito dinheiro que vai entrar. Mesmo que o devolvam fica lá a render até ser devolvido...

cereja disse...

Reparem nisto:
http://economico.sapo.pt/mailer/show/link_noticia/152259
se seguirem o link vão quer que «
os Bancos ganham mais de cinco mil milhões com dívida portuguesa »