terça-feira, 18 de setembro de 2012

À borla?....

As técnicas de venda vão-se aperfeiçoando e por vezes fico a pensar como se misturam as águas que separa a publicidade legítima da enganosa. Pode-se sempre dizer que houve uma má interpretação da mensagem, que não era isso que se dizia, etc e tal. Contudo, quando há muitas pessoas a entenderem a mensagem publicitária de determinada forma é porque ela é passível desse entendimento, não será?
Quando se paga adiantado um produto, todos entendemos que se está a pagar adiantado se for um bem material.  Compro um objecto que não me é logo entregue, mas está pago. É uma coisa muito clara.
Quanto  aos produtos que vão sendo consumidos durante um certo tempo, costuma-se pagar periodicamente ao fim de algum tempo (um mês, é o mais comum). Pagamos a água, a electricidade, o gás no final do mês e para o caso de não se pagar existia uma caução, um dinheiro que se pagava à cabeça para prevenir esses casos.
Desde há uns tempos apareceu a moda dos pacotes. Comprava-se determinado produto e com o pagamento inicial estava incluído a sua utilização as vezes que apetecesse ao comprador - poucas, muitas, isso era indiferente. É um negócio com algumas vantagens de parte a parte, o comprador já sabe o que paga por mês e não se preocupa com as vezes que utiliza o produto, o vendedor recebe antecipadamente um bolo global e mesmo que o cliente não utilize os benefícios, o dinheiro já entrou...  Entende-se bem. É um produto pré-pago. O.K. O 'interessante' é quando nos aparece a mensagem de que a-utilização-é-grátis, e nós engolimos o isco e o anzol!
Aqui há um ano, mais coisa menos coisa, uns amigos meus começaram a dizer-me quando eu queria acabar a conversa que estávamos a ter ao telemóvel  "não, continua o que estás a dizer, eu não pago". Estranhei. Depois alguns até não atendiam as minhas chamadas e ligavam-se eles muito gentilmente dizendo essa frase "ligo eu, porque não pago". E, há uns tempo eu também aderi a esses tarifários pré-pagos que têm algumas vantagens embora estimulem o consumo: uma pessoa habitua-se a falar muitas vezes e se um dia esta modalidade desaparece já está viciada!!!!
E ontem um «amigo facebook» deixou um comentário que me fez relembrar estas minhas dúvidas. Tinha recebido o aviso: "A tua mensalidade vai ser debitada dentro de 24h. Para continuares a ter comunicações à borla..."  Cá está! À borla??? À borla... desde que pagues a mensalidade?  
É exactamente como se eu pensasse «Mas que bom que é o passe social! Viajo de graça! Posso ir e voltar, as vezes que precisar no mesmo dia, até ao fim da carreira e não pago nada! Uipi!! Mas que bom! Como a Carris é minha amiga. Deixa-me viajar todos os dias de borla!» 



Pé-de-Cereja

3 comentários:

Joaninha disse...

:)))))
...pois!

Anónimo disse...

.... e capelo, que eles sabem muito!

Inês (IF) disse...

Bem que não sou só eu a desconfiar à borla :)