domingo, 21 de agosto de 2011

Senhores da ICAR, não abusem!

As questões religiosas nunca me incomodaram muito.
Decerto que por educação - venho de uma família onde de há cem anos para cá não há casamentos religiosos nem baptizados... - mas também por temperamento. Tivesse eu uma pontinha de misticismo e até por rebeldia podia ter-me dado para seguir o caminho oposto. Mas não. Quer os genes, quer a razão, levaram-me a uma completa indiferença pela religião e seus derivados. Simplesmente, não me interessa.
O que não quer dizer que não me desagrade a mistura da religião com a política. Apontamos o dedo, e bem, a alguns países muçulmanos pelo uso da 'charia', e recordamos com desgosto as perseguições da Inquisição. É certo que existe um país que se rege exclusivamente pelas leis da igreja católica, e devemos ter para com o seu Chefe a cortesia que se tem para com qualquer Chefe de Estado, mas chega.
Em Portugal, existe a separação da Igreja do Estado.
Então, em nome de quê é que tenho de gramar na estação de rádio pública, todos os domingos uma hora de missa???!!! Perdão, quero dizer a Eucaristia Dominical
Sempre que ao Domingo acordo cedo, lá está a parva da missa à minha espera! Que a Renascença a transmita, ok, a gente está à espera disso. É a Rádio da Igreja, sempre pensei nela assim. Mas a Antena 1?! Por alma de quem é que se tem de ouvir lá missa?
Não.
Acho falta de respeito.
Se quem é religioso exige e obtém respeito pelas suas crenças, temos de exigir tratamento igual a quem pensa diferente.
O Estado é laico e tem de o continuar a ser.
................................................

Gostariam de ver  piadinhas destas à porta das igrejas?





Pé-de-Cereja

9 comentários:

sem-nick disse...

Nunca tinha reparado, mas não é nada que me faça espanto.
Não sei porque é que é mas a verdade é que quando pensamos em respeito e coisas dessas, se vires bem um ateu não costuma andar a implicar com quem é religioso, mas a inversa não é verdadeira.
............
O boneco é formidável!

Joaninha disse...

Já se sabe!
Há um «espírito missionário» (e não são só os muçulmanos...) que é febre que os crentes apanham desde que nascem e não existe vacina. Temos de gramar com as crenças deles, goste-se ou não.
Mainada!

Joaninha disse...

também achei graça à virgem...
É caso para pensar que «fia-a nela e não tomes cuidado»...
:)

cereja disse...

Pois é, Joaninha. Devia usar-se como cartaz nos Centros de Saúde quando têm serviços de aconselhamento de controlo da gravidez. :)
Sem-nick, é isso mesmo. Afinal os ateus é que são tolerantes nestas coisas. Nem todos, mas para mim acho que é uma maioria.

Anónimo disse...

Percebo o seu descontentamento, mas neste caso parece-me que a responsabilidade vai toda para a Antena 1.
Gosto muito do seu bolg :)
António J. Cabral

cereja disse...

Obrigada, amigo António. (a propósito, se preferir não aparecer como 'anónimo' uma vez que deixou um nome, clique onde diz Nome/URL, escreve o nome que quer deixar e ignora o resto; o comentário entra como pode ver aqui no «sem-nick»...)
...............
É claro que a responsabilidade é da Antena 1. Tem toda a razão e é o que eu penso. Mas quem tomou a decisão lá na Antena 1 fê-lo para agradar à Igreja, e é essa mistura de um serviço público com um acto religioso que eu contesto.
Dêem todas as notícias do mundo sobre o Vaticano ou sobre acções religiosas, mas não participem num prolongado acto religioso!
E muito obrigada pela visita e pelo amável comentário!

silvya disse...

Boa noite.
Sem querer ser mais "papista" do que papa, eu faço uma coisa: quando não me interessa não vejo, nâo oiço, não ligo.
É um dos direitos adquiridos em democracia, não acham?
A mim, não me faz confusão a religiãoo, seja ela qual for, desde que se respeitem e se aceitem mutuamente. O mal nisto tudo está únicamente no ser humano egoísta e tendencioso.
Quanto aos "ateus" não se meterem ...desculpem-me mas não é verdade. conheço vários, e na verdade bradam contra tudo que seja Deus ou santos, mas a verdade é que quando se sentem aflitos cá vem o : Meu Deus!, ou : Nossa Senhora. É como a outra que só se lembra de Sta Bárbara quando faz trovoada...
Enfim...cada qual como se quer.
Pessoalmente não oiço missa...e não que seja "ateia", pois senão o Natal e as demais datas festivas não faria sentido algum para mim. Gosto de entrar numa capela que esteja tranquila e em paz e sentir. Mas deixem cada um seguir o seu caminho, e sim, o estado não tem de se imiscuir com a vida dos cidadãos.
uma boa semana
silvya

cereja disse...

Silvya, é exactamente o que costumo fazer - quando não gosto do que vejo ou oiço, mudo de canal ou posto. Aliás foi o que fiz, mais uma vez, nesse domingo.
Mas...
...também tenho liberdade para dizer que não gosto do que não gosto. E não gosto que um canal público, pago em parte com os meus impostos, gaste cerca de uma hora para transmitir uma cerimónia semanal de uma religião. É claro que falei como ateia, que imagino ser o maior grupo depois dos católicos, mas os diversos grupos protestantes, os judeus, os muçulmanos, os budistas... eu sei lá, todos os que vivem em Portugal e pagam também impostos, é natural que não gostem de semanalmente terem de mudar de posto às 8 horas de domingo.

(Quanto ao Natal, é outra conversa, para outra altura. Mas não sou só eu a pensar que 'sorte' (?) o solstício de inverno coincidir na data. Se reparar, por todo o mundo existem festas nessa altura do ano. Festas bem anteriores ao cristianismo)

silvya disse...

Eu gosto do natal, sabe? ou gostava , já não sei...
Alteraram as regras, tornaram.no num neg+ocio e por vezes invocam desculpas para reuniões que não tem nada a ver com a data. Mas claro que cada qual faz do Natal, ou da Páscoa a celebração que quer...Há temas que nõ podemos falar nem tão pouco conversar com pessoas que realmente não conhecemos...afinal isto é apenas uma "conversa" entre estranhos (?)